A questão ambiental é ampla e complexa, mas aos poucos tem sido colocada em pauta nos mais diversos setores sociais e, dessa maneira, a humanidade caminha para um desenvolvimento ambiental. Um mecanismo adotado para alcançar esse desenvolvimento é subdividir o tema em diversos aspectos, como gestão ambiental, riscos, políticas e práticas ambientais, sustentabilidade e preservação. É importante lembrar que todas essas subdivisões interagem entre si e que a abordagem de vulnerabilidade é mais uma nota que visa auxiliar a composição da complexa sinfonia.
Este livro foi estruturado de forma a discutir as vulnerabilidades natural, ambiental e social, proporcionando ao leitor uma breve introdução ao conceito de vulnerabilidade. Além disso, são apresentados aqui os indicadores e índices de vulnerabilidade ambiental, ferramentas cruciais para avaliar quanto o ser humano está vulnerável ou quão fragilizado ele torna o meio em que se encontra. Isso ajuda a identificar as comunidades-alvo em que são necessárias medidas proativas, principalmente para prevenir as devastadoras consequências de eventos extremos que possam vir a ocorrer.
O livro tem seu enfoque nas interfaces entre vulnerabilidade e mudanças climáticas, assim como entre ações humanas e poder público. Isso porque a avaliação da vulnerabilidade pode se tornar o núcleo de políticas públicas de âmbito regional, nacional ou internacional, funcionando como um “sistema de alerta precoce”. Da mesma maneira, a análise de vulnerabilidade ambiental pode servir como guia para cientistas e para o poder público, direcionando-os a uma melhor gestão dos recursos naturais.
Saiba mais
Diretor da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Computação e Informática da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN. Mestre em Engenharia de Produção, MBA em Marketing, Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Estratégia e Geopolítica, especialização em Automação Industrial pelo Automation College, Phoenix Arizona. Engenheiro Eletrônico pela Faculdade de Engenharia Industrial.
Saiba maisSaiba mais
1. Introdução
2. Vulnerabilidade ambiental
2.1 Fundamentação teórica: avaliação de vulnerabilidade ambiental
2.2 Fragilidade ambiental: exemplos de abordagem
3. Vulnerabilidade sociambiental
3.1 Vulnerabilidade social
3.2 Vulnerabilidade socioambiental: um conceito integrado
4. Indicadores e índices de vulnerabilidade ambiental
4.1 Estudos de casos brasileiros de vulnerabilidade ambiental
5. Vulnerabilidade x Mudanças climáticas
5.1 Causas e consequência das mudanças climáticas
5.2 Esforços internacionais sobre mudanças do clima
5.3 Setores ambientais e sociais vulneráveis às alterações do clima
6. Atividade humana e vulnerabilidade
6.1 Impactos provenientes da geração de energia
6.2 Produção agropecuária
6.3 Recursos naturais, atividade humana e economia
6.4 Acidentes decorrentes de atividades econômicas
7. Poder público x Vulnerabilidade ambiental
7.1 Gestão pública ambiental em países em desenvolvimento
7.2 O papel do setor público frente às mudanças climáticas
8. Considerações finais
Referências