Modelos visuais para as classifcações sígnicas de Charles S. Peirce
A classificação dos signos está entre os tópicos mais importantes do sistema filosófico de Charles S. Peirce. As 10, 28 e 66 classes de signos representam um grande refinamento da divisão mais conhecida – ícone, índice, símbolo.
"Visualizando Signos" examina diferentes estratégias de visualização dessas classificações, e propõe um método para o design de diagramas das 10 e 66 classes. A primeira parte do livro introduz noções fundamentais da filosofia de Peirce, como as categorias fenomenológicas, as tricotomias, as classes de signos e a noção de diagramas. Na segunda parte, diferentes modelagens envolvendo cor, volume, movimento e interação são analisadas, e dois diagramas dinâmicos desenvolvidos pelos autores são apresentados.
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Priscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
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Prefácio - Floyd Merrell
Introdução
PARTE I. Bases teóricas
I.1. Categorias, tricotomias e classes de signos
I.1.1. Primeiridade, secundidade e terceiridade
I.1.2. História das classifcações de signos: dos anos 1860 a Lady Welby
I.1.3. Primeiras classifcações: “On the logic of science”
I.1.4. “On a New List of Categories” e “On the Algebra of Logic”
I.1.5. Tricotomias 38
I.1.6. “Syllabus of Certain Topics of Logic” e as novas tricotomias
I.1.7. Novas tricotomias, classes e classifcações
I.2. “Diagrama” na teoria do signo de Peirce
I.2.1. Diagrama como sinônimo, ou melhor exemplo, de ícone
I.2.2. Diagrama como hipoícone
I.2.3. Raciocínio diagramático
I.2.4. Ícone diagramático: noção operacional
I.3. Visualização de signos: entre o design e a semiótica
I.3.1. O que é visualização de signos
I.3.2. Uma proposta de metodologia para visualização de signos
I.3.3. Aplicações para a visualização de signos
PARTE II. Diagramas das classes de signos
II.1. Modelos desenvolvidos por Peirce
II.1.1. O modelo do “Syllabus” de 1903
II.1.2. O modelo da carta para Lady Welby
II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores
II.2.1. Modelos para dez classes de signos
II.2.2. Modelos para várias divisões de signos
II.3. Novas estratégias de modelagem
II.3.1. Modelos que utilizam cores
II.3.2. Modelos tridimensionais
II.3.3. Modelos dinâmicos
II.3.4. 10cubes: explorando a estrutura das dez classes de signos de Peirce
II.3.5. 3N3: explorando as estruturas e as relações entre as dez, 28 e 66 classes de signos
Conclusão
Referências
Sobre os autores