Todos os jogos expressam e incorporam valores humanos, oferecendo um ambiente cativante no qual depositamos nossas crenças e nossos ideais. Justiça, igualdade, honestidade e cooperação – tanto quanto outros tipos de ideais, como violência, exploração e ganância – podem emergir nos jogos digitais, por intenção dos designers ou não. Neste livro, Mary Flanagan e Helen Nissenbaum apresentam o Values at Play, um método teórico e prático para identificar valores morais e políticos reconhecidos socialmente nos jogos digitais. O Values at Play também pode ser usado como um guia para designers que procuram implementar valores na concepção e no design de seus jogos.
Depois de desenvolver uma fundamentação teórica para o projeto, as autoras oferecem um exame detalhado de jogos selecionados, demonstrando as diversas maneiras como os valores estão incorporados neles, e introduzem a heurística do Values at Play, uma abordagem sistemática para incorporar valores no processo de design de games. O livro conta com textos de designers que têm colocado o Values at Play em prática, aceitando que os valores são uma restrição do design como qualquer outra e oferecendo uma perspectiva realista dos desafios de design envolvidos.
Mary Flanagan é professora de Humanidades Digitais no Departamento de Cinema e Estudos de Mídia na Dartmouth College e diretora do laboratório de pesquisa em games Tiltfactor. É também autora de Critical play: radical game design.
Saiba maisHelen Nissenbaum é professora de Mídia, Cultura e Comunicação e de Ciência da Computação na New York University e autora de Privacy in Context. É uma das desenvolvedoras do software TrackMeNot.
Saiba mais
Prefácio à edição brasileira
Agradecimentos
Introdução ao Values at Play
Parte I: Entendendo o Values at Play
1 Base para os valores nos jogos
2 Revelando o Values at Play
3 Elementos dos jogos: a linguagem dos valores, com Jonathan Belman
Parte II: Heurística do Values at Play
4 Visão geral da heurística
5 Descoberta
O poder dos valores, por Frank Lantz
6 Implementação
Valores no hardware de jogos, por Kyle Rentschler
7 Verificação
Parte III: Values at Play na prática
8 Inspirando designers
Desenvolvendo um processo reflexivo de design, por Tracy Fullerton
Jogando (e projetando) com valores por meio da modificação de jogos de tabuleiro, por Celia Pearce
Uma rápida intervenção participativa para entender o Values at Play, por Karen Schrier
9 Reflexões sobre o Values at Play
Notas
Referências
Referências de jogos
Índice remissivo