Um fantasma. Esse seria um termo conceitual que imagino ao me expressar sobre o Tutor no “ambiente de aprendizagem”. Sim, estou falando do Tutor que trafega entre um sistema educacional concebido e o aluno, a perpassar por uma máquina (o computador ou celular). Fantasma não no sentido dopoltergeist, mas no sentido de engel (anjo). Aquele que não senta na cátedra, porém possui funções que, mesmo sem uma prometida diplomação ontológica, o eleva a categoria de gran magister.
O livro em questão flerta com o perigoso. Traz à tona as vivências, as memórias e as narrativas dos Tutores, ou seja, traz à tona o subconsciente da Universidade Aberta do Brasil, e isso pode revelar, ou mostrar ao sol, quem é que deveria sentar na cátedra imaginária de todo sucesso que existe nesse sistema educacional.
Parte I - FUNDAMENTOS E ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
1 A Tutoria no contexto da institucionalização da educação a distância
Maria Auxiliadora Soares Padilha
2 Tutoria e o sujeito tutor na Universidade Aberta do Brasil: mediações, formação e narrativas
Otacilio Antunes Santana
Parte II - VIVÊNCIAS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS DO SUJEITO TUTOR
3 Argumentação mediada por aplicativos de conversa
Alisson Michel Silva Valença
4 Tutoria como processo de superação
Aluisio Cesar Barbosa dos Santos
5 Experiências em letras/espanhol em EaD
Amanda Brandão Araújo Moreno
6 Tutoria – um processo educador
Cristiane Gama da Silva
7 A descoberta de uma nova possibilidade de atuação profissional
Italo Welke de Andrade
8 A tutoria, o pioneirismo e a matemática
Josélio Carlos de Oliveira
9 A Tutoria como desafio para os novos rumos educacionais
Juliana Siqueira Sercundes
10 Tutoria: uma relação em rede com o ensino e a aprendizagem
Luiz Carlos dos P. Serpa Alfino
11 Licenciatura em Matemática a Distância – UFPE
Maria do Livramento Santos da Silva
12 Tutoria EaD no Curso de Ciências Contábeis
Regiane Cunha da Silva
13 e-tutoria missão e concretização
Rosele Cavalcanti Silveira
Parte III - REFLEXOS DA TUTORIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
14 Implicações sociais dos objetos educacionais construídos por tutores EaD com reflexos na educação básica
Otacilio Antunes Santana I Raquel Bernardo de Melo Clodoaldo de Lima I Carla Valéria de Miranda Costa Duarte
Parte IV - INTERFACE ENTRE OS CAPÍTULOS
15 O que ficou: da síntese aos caminhos
Otacilio Antunes Santana
Glossário
Índice remissivo