R$ 170,00
ou até 3x de R$ 56,67
Este livro contém todos os princípios básicos sobre os processos de usinagem, apresentando os modelos e conceitos imprescindíveis ao engenheiro envolvido com a matéria. A nomenclatura e a simbologia específicas da usinagem dos materiais são as mais atualizadas e a aplicação destas é claramente exemplificada. A obra mostra, de maneira clara e didática, a formação de cavacos, com modelos teóricos consagrados, os quais permitem não só o entendimento mas também a aplicação nos cálculos de força e potência de usinagem. Esses conceitos se aplicam a qualquer outro processo de usinagem, independentemente dos materiais usinados, mesmo em compósitos hoje largamente utilizados na indústria aeroespacial. Os modelos permitem a previsão de resultados, bem como a seleção de máquinas e equipamentos.
O livro aborda também os mais recentes avanços em materiais para ferramentas de corte, suas aplicações e vantagens, proporcionando uma visão bastante atualizada das melhores práticas em usinagem de materiais. Além desses tópicos, o texto apresenta modelos para avaliação econômica das operações de usinagem, mostrando como as condições de corte, avanço, velocidade e profundidade de corte podem tornar os processos mais produtivos. Por último, os processos abrasivos são descritos e analisados com base nas mais recentes descobertas científicas nesta importante área de acabamento da usinagem.
Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e PhD in Mechanical Engineering - University of Warwick (1990), com Pós-Doutorado também na University of Warwick, Coventry- Inglaterra (1995/96). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Usinagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Fresamento, Torneamento, Furação, Alargamento, Temperatura de Corte, Formação do Cavaco, Desgaste e Mecanismos de Desgastes em Ferramentas de Corte, Rebarbas, Acabamento Superficial e Fluidos de Corte. Coordenador Geral do Projeto REMAUSME - Rede de Pesquisa em Materiais Avançados com Usinabilidade Melhorada, Edital CT FVA/CNPq 01/2003 Nanotecnologia e Materiais Avançados. Membro do Instituto Fábrica do Milênio e Coordenador do Work Package WP 03 - Desenvolvimento de Tecnologias de Fabricação. Consultor Ad Hoc do CNPq, CAPES, FAPEMIG, Fundação Araucária/ PR, Fundo Mackenzie de Pesquisa e FINEP/ PADCT. Já participou da Comissão de Avaliação da CAPEs na área de Engenharia III, de 2001 a 2004; Membro da Câmara Assessora da Área de Tecnologia - CATEC da FAPEMIG, pelo período de junho de 2000 a maio de 2004; Membro Externo da Câmara de Assessoramento da FAPEAM, de dezembro 2006 a dezembro de 2008.
Saiba maisGraduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989) e Mestre em Engenharia Mecânica pela mesma instituição. PhD em Engenharia Mecânica e de Manufatura pela University of Birmingham, Inglaterra (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Processos de Fabricação, com ênfase em Usinagem Convencional e Não Convencional.
Saiba maisGraduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1987) - Escola de Engenharia de São Carlos, Mestrado em Engenharia Mecânica (1991) - Tema: Retificação, Doutorado pela The University of Birmingham (1995), Inglaterra - Tema: Usinagem de Compósitos. Pós-Doutorado na McMaster University - Hamilton Canadá (2005) - Tema: Simulação de Processos de Usinagem e de Conformação usando FEM. É Professor da Escola de Engenharia de São Carlos, EESC - USP - Departamento de Engenharia de Produção. Especialista em Manufatura, com ênfase em Usinagem e Conformação dos Metais, pesquisando em: Usinagem dos Materiais, Simulação de Usinagem e Conformação com FEM, Monitoramento e Supervisão de Processos Produtivos.
Saiba maisPossui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e Doutorado em Mechanical Engineering - University of Warwick (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFU (maio/2005 - abril/2007). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: Usinagem, Usinabilidade, Torneamento, Fresamento, Furação e Rosqueamento interno.
Saiba mais
1 - INTRODUÇÃO À TEORIA DA USINAGEM DOS MATERIAIS
2 - GEOMETRIA DA FERRAMENTA DE CORTE
3 - FORMAÇÃO DE CAVACOS
4 - FORÇA E POTÊNCIA DE USINAGEM
5 - TEMPERATURA NO PROCESSO DE USINAGEM
6 - FLUIDOS DE CORTE
7 - MATERIAIS PARA FERRAMENTAS DE CORTE
8 - AVARIAS, DESGASTES E MECANISMOS DE DESGASTE DAS
FERRAMENTAS DE CORTE
9 - INTEGRIDADE SUPERFICIAL
10 - CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE CORTE
11 - USINAGEM POR ABRASÃO
12 - ASPECTOS TECNOLÓGICOS E RECOMENDAÇÕES
APÊNDICE A1 - Valores dos coeficientes da equação de Kienzle para o Torneamento dos principais materiais metálicos (catálogo Sandvik, 2002.8)
APÊNDICE A2 - Valores dos coeficientes da equação de Kienzle para o Fresamento dos principais materiais metálicos (catálogo Sandvik 2002.2)