Em 2025, a população de idosos do Brasil será superior a 16%, o que colocará o Brasil em quinto lugar no ranking mundial de países com maior população de idosos. É preciso formular políticas públicas que proporcionem uma formação especializada de professores para atender a envelhescentes e pessoas de terceira idade, tendo em vista suas necessidades pedagógicas específicas. Neste livro, apresentamos uma abordagem sobre o tempo, para o ensino de inglês, considerando este cenário.
CAPÍTULO 1
Tempo social e tempo cognitivo no envelhecimento
1.1. Tempo social
1.1.1. Do velho ao idoso
1.1.2. Envelhescentes e pessoas da terceira idade na atualidade
1.1.3. Envelhescentes e pessoas da terceira idade em busca de conhecimento
1.1.4. Políticas públicas para envelhescência e terceira idade
1.1.5. Aprender uma nova língua na envelhescência e na terceira idade
1.2. Tempo cognitivo
1.2.1. Tempo de execução de tarefas e envelhecimento
1.2.2. Linguagem, cognição e envelhecimento
1.2.3. Leitura, cognição e envelhecimento
1.3. O tempo na aula de inglês
CAPÍTULO 2
Estudo sobre o ensino de inglês para envelhescentes e pessoas de terceira idade
2.1. Projeto de extensão “A aula de inglês para a terceira idade”
2.1.1. Histórico
2.1.2. Infraestrutura
2.1.3. Material didático0
2.2. Documentação das aulas do curso de extensão
2.2.1. Fichas emocionais
2.2.2. Aula planejada e aula executada
2.3. Tempo de leitura
CAPÍTULO 3
Tempo de leitura, tempo de aula e motivação
3.1. Tempo de leitura
3.1.1. Leitura silenciosa e em voz alta
3.1.2. Número de fixações
3.1.3. Duração das fixações
3.1.4. Movimentos oculares
3.2. Tempo planejado e tempo executado das aulas
3.3. Motivação para a aula
CAPÍTULO 4
Tempo social e tempo cognitivo na formação de professores de inglês para a
envelhescência e terceira idade
REFERÊNCIAS