Tecnologias da Informação e Comunicação na Segurança Pública e Direitos Humanos - Vol. 1

selo: Blucher Open Access | 2016 - 1ª edição - Volume 1

E-book disponível em

Sinopse

As pesquisas apresentadas neste livro convergem, basicamente, na discussão de três temas fundamentais para a sociedade brasileira: segurança pública, direitos humanos e desenvolvimento de tecnologias da informação e de comunicação. A convergência desses temas segue a orientação de várias políticas públicas nacionais como ações estratégicas: a consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), os programas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), a criação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP) e a Matriz Curricular Nacional para Ações Formativas dos Profissionais da Área da Segurança Pública.
Desse modo, é relevante a implementação de critérios qualitativos para a distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. No âmbito das políticas públicas de direitos humanos, vale ressaltar a terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Por sua vez, em sua Matriz Curricular Nacional para ações formativas, a SENASP indica como uma das áreas temáticas de capacitação a área de comunicação, informação e tecnologias em segurança pública.
Essa indicação é corroborada no documento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que coloca como uma das ações mobilizadoras para o desenvolvimento tecnológico – e o crescimento econômico do Brasil até 2025 –, os investimentos estratégicos em tecnologias da informação e comunicação em sistemas de segurança pública. Com essas indicações e a convergência desses três temas – tecnologias da informação e comunicação (TICs); segurança pública; e direitos humanos –, esta obra descreve desde políticas públicas para o uso das TICs, bem como a utilização de tecnologias em áreas específicas da segurança pública, até a avaliação do próprio curso de curso de especialização que originou esta obra.

Márcio Vieira de Souza

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Mídia e Conhecimento e líder do Grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento da UFSC/CNPq. Pesquisador nos Programas de pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC-UFSC) e pós-gradução em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC-UFSC) da mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2; UFSC e UNISINOS-RS), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Saiba mais

Fernando José Spanhol

Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduação - Pedagogia pela UNOCHAPECO. Professor do Bacharelado em Tecnologia de Informação e Comunicação da UFSC/Araranguá e Professor do PPEGC/UFSC. É Conselheiro Cientifico e diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância); Gerente Executivo do LED/DeGC/UFSC (Laboratório de Educação a Distância); Atua em educação a distância desde a década de 90 e tem participação em mais de 50 comissões de avaliação e credenciamento para Educação a Distância da SESU; SEED; INEP; CAPES/UAB e CEE-SC Áreas de pesquisa: Projeto, Gestão e Legislação de Educação a Distância, Desenho Educacional, Sistemas de Tele/Videoconferência, Tecnologia Educacional, TV digital, Convergência de Mídias, Educação Continuada, Educação de Adultos, Teorias de Aprendizagem, Midia e Conhecimento, Gestão do Conhecimento.

Saiba mais

Giovani M. Lunardi

Pós Doutor em Direitos Humanos (PPG Filosofia - UNISINOS) junto à Cátedra UNESCO/UNISINOS de Direitos Humanos e ao Grupo de Pesquisa Ética, Biopolítica e Alteridade (2014). Doutor em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS(2009). Graduado em Filosofia (UFSC 1999), Especialista (UFSC 2000) e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC(2003). Coordenador e Professor do curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça através do edital (2015-2017). Professor permanente e credenciado nos Programa de Pós Graduação do Mestrado em Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e do Mestrado em Energia e Sustentabilidade (PPGES). Professor convidado da ASHLAND University (Ohio - USA) (2012). Professor visitante no Departamento de Direito Constitucional e Comparado da Universitá degli Studi di Napoli FEDERICO II - ITÁLIA (2007). Temas prioritários de investigação: Ética e Direitos Humanos e suas interfaces com tecnologias da informação e comunicação, biotecnologias, sustentabilidade, inclusão social e políticas públicas.

Saiba mais

Emerson Wendt

Mestre em Direito pelo Centro Universitário La Salle (UnilaSalle), de Canoas (RS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais/Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é chefe de Polícia na Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Saiba mais

Fernando Henrique Borges Ferreira

Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (Pós TIC Senasp). Bacharel em Direito pela UFSC. Atualmente, é escrivão da Polícia Civil.

Saiba mais

Leandro Da Silva Dos Reis

Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (Pós TIC Senasp). Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente, é agente da Polícia Civil de Santa Catarina.

Saiba mais

Sônia Maria Dall’Igna

Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/UFSC). Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (Pós TIC Senasp). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, é diretora da Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro