Tecnologias da Informação e Comunicação na Segurança Pública e Direitos Humanos - Vol. 1

selo: Blucher Open Access | 2016 - 1ª edição - Volume 1

E-book disponível em

Sinopse

As pesquisas apresentadas neste livro convergem, basicamente, na discussão de três temas fundamentais para a sociedade brasileira: segurança pública, direitos humanos e desenvolvimento de tecnologias da informação e de comunicação. A convergência desses temas segue a orientação de várias políticas públicas nacionais como ações estratégicas: a consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), os programas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), a criação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP) e a Matriz Curricular Nacional para Ações Formativas dos Profissionais da Área da Segurança Pública.
Desse modo, é relevante a implementação de critérios qualitativos para a distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. No âmbito das políticas públicas de direitos humanos, vale ressaltar a terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Por sua vez, em sua Matriz Curricular Nacional para ações formativas, a SENASP indica como uma das áreas temáticas de capacitação a área de comunicação, informação e tecnologias em segurança pública.
Essa indicação é corroborada no documento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que coloca como uma das ações mobilizadoras para o desenvolvimento tecnológico – e o crescimento econômico do Brasil até 2025 –, os investimentos estratégicos em tecnologias da informação e comunicação em sistemas de segurança pública. Com essas indicações e a convergência desses três temas – tecnologias da informação e comunicação (TICs); segurança pública; e direitos humanos –, esta obra descreve desde políticas públicas para o uso das TICs, bem como a utilização de tecnologias em áreas específicas da segurança pública, até a avaliação do próprio curso de curso de especialização que originou esta obra.

Márcio Vieira de Souza

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Mídia e Conhecimento e líder do Grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento da UFSC/CNPq. Pesquisador nos Programas de pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC-UFSC) e pós-gradução em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC-UFSC) da mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2; UFSC e UNISINOS-RS), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Saiba mais

Fernando José Spanhol

Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduação - Pedagogia pela UNOCHAPECO. Professor do Bacharelado em Tecnologia de Informação e Comunicação da UFSC/Araranguá e Professor do PPEGC/UFSC. É Conselheiro Cientifico e diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância); Gerente Executivo do LED/DeGC/UFSC (Laboratório de Educação a Distância); Atua em educação a distância desde a década de 90 e tem participação em mais de 50 comissões de avaliação e credenciamento para Educação a Distância da SESU; SEED; INEP; CAPES/UAB e CEE-SC Áreas de pesquisa: Projeto, Gestão e Legislação de Educação a Distância, Desenho Educacional, Sistemas de Tele/Videoconferência, Tecnologia Educacional, TV digital, Convergência de Mídias, Educação Continuada, Educação de Adultos, Teorias de Aprendizagem, Midia e Conhecimento, Gestão do Conhecimento.

Saiba mais

Giovani M. Lunardi

Pós Doutor em Direitos Humanos (PPG Filosofia - UNISINOS) junto à Cátedra UNESCO/UNISINOS de Direitos Humanos e ao Grupo de Pesquisa Ética, Biopolítica e Alteridade (2014). Doutor em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS(2009). Graduado em Filosofia (UFSC 1999), Especialista (UFSC 2000) e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC(2003). Coordenador e Professor do curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça através do edital (2015-2017). Professor permanente e credenciado nos Programa de Pós Graduação do Mestrado em Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e do Mestrado em Energia e Sustentabilidade (PPGES). Professor convidado da ASHLAND University (Ohio - USA) (2012). Professor visitante no Departamento de Direito Constitucional e Comparado da Universitá degli Studi di Napoli FEDERICO II - ITÁLIA (2007). Temas prioritários de investigação: Ética e Direitos Humanos e suas interfaces com tecnologias da informação e comunicação, biotecnologias, sustentabilidade, inclusão social e políticas públicas.

Saiba mais

Emerson Wendt

Mestre em Direito pelo Centro Universitário La Salle (UnilaSalle), de Canoas (RS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais/Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é chefe de Polícia na Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Saiba mais

Fernando Henrique Borges Ferreira

Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (Pós TIC Senasp). Bacharel em Direito pela UFSC. Atualmente, é escrivão da Polícia Civil.

Saiba mais

Leandro Da Silva Dos Reis

Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (Pós TIC Senasp). Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente, é agente da Polícia Civil de Santa Catarina.

Saiba mais

Sônia Maria Dall’Igna

Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/UFSC). Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (Pós TIC Senasp). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, é diretora da Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

Uso de cookies neste site
Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Eu concordo