Das Máquinas à Técnica, uma Abordagem Segundo Gilbert Simondon
Das Máquinas à Técnica, uma abordagem segundo Gilbert Simondon é uma reelaboração da tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em dezembro de 2006. O texto recorre à obra de Gilbert Simondon como linha mestra do estudo, visando fundamentar novas estratégias de utilização de recursos informatizados no processo pedagógico. Identificando, na oposição entre homem e máquina e entre cultura e técnica as principais dificuldades no entendimento do processo pedagógico, aborda a técnica como um vetor de produção de subjetividade. Apoiado em Félix Guattari, admite que a problemática das técnicas está na dependência das questões colocadas pelas máquinas, e não o inverso, tornando-se a máquina prévia à técnica, ao invés de ser a expressão desta. A produção de subjetividade, considerada chave para redefinir o vínculo entre cultura e técnica, passa a ser uma questão colocada a partir das máquinas. Constatando a divisão entre o técnico e o pedagógico, mostram-se os reflexos dessa divisão na introdução dos computadores na educação, que se traduzem pela influência do cognitivismo computacional e pelas pesquisas em Inteligência Artificial. Apresenta-se uma análise da introdução da Informática Educacional no Brasil, mostrando as consequências dessa influência no desenvolvimento das atividades voltadas à utilização de recursos informatizados na educação.Em contrapartida, computadores são vistos como objetos técnicos portadores e transdutores de tecnicidade, que evocam o coletivo, permitindo a problematização e uma conseqüente relação diferente com a aprendizagem. Uma aprendizagem inventiva, tal como formulada por Virgínia Kastrup. Considerando dificuldades relativas a uma certa percepção durante consultas à Internet, apresenta-se um estudo da atenção associada ao uso de redes de computadores, desenvolvendo-se uma análise da dinâmica atencional, segundo uma abordagem fenomenológica da atenção.
Nasceu no Rio de Janeiro em 1936. Formado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia em 1965, concluiu a licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1968. No período 1966 - 1993, exerceu diversas funções na Universidade Federal Fluminense - inclusive a direção da Escola de Engenharia da UFF - onde realizou seu trabalho acadêmico como professor titular e pesquisador até sua aposentadoria. O contato com professores e alunos no Departamento de Engenharia de Telecomunicações da UFF, e nos diversos cursos, palestras e conferências realizados, desenvolveu nele a necessidade de um novo entendimento dos fundamentos psicológicos e pedagógicos que regem a utilização dos recursos tecnológicos no processo educativo. Voltou-se então ao estudo daqueles fundamentos, concluindo o mestrado em Educação na PUC - São Paulo em 1997, e o doutorado em Psicologia na UFRJ em 2006, aprofundando suas conclusões sobre a relação homem / máquina, e levando-o à publicação de Tecnologia e Educação - Das Máquinas à Técnica, uma abordagem segundo Gilbert Simondon.
Saiba mais
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: QUESTÕES E PROPOSTAS
1 - ELABORANDO OS FUNDAMENTOS
Gilbert Simondon, pensador da individuação e da técnica
A individuação
A proposta de Simondon
A individuação física: um caso de resolução de um sistema metaestável
A individuação técnica: o processo de concretização do objeto técnico
O ser como relação
A natureza pré-individual
2 - OS OBJETOS TÉCNICOS EM QUESTÃO
Repensando a tecnologia
Moldagem, modelagem, mediação e modulação
A questão da informação
Simondon e a visão da Cibernética
Sobre a produção de subjetividade
Por que subjetividade?
A atividade técnica como modelo da relação coletiva: o coletivo transindividual
A produção de subjetividade na utilização de ambientes virtuais
Objetos técnicos e trabalho humano
A série filogenética dos computadores
A Internet como um sistema técnico
3 - OBJETOS TÉCNICOS NO PROCESSO PEDAGÓGICO
O processo pedagógico e o questionamento pela tecnologia
Da escrita ao hipertexto, as interface
Do problema à problematização, as possibilidades dos dispositivos técnicos
Dispositivos técnicos: ferramentas ou instrumentos?
4 - DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O computador pessoal: as linguagens de programação e a influência cognitivista
A linguagem Logo: aspectos metodológicos, raízes e influências
As primeiras mudanças: repercussão e equívocos
Do ´aprender a programar´ ao ´programar para aprender´: como se aprende usando o computador?
Abordagens pedagógicas na formação de professores
Dos computadores isolados às redes
A cibercultura e as transformações na relação com o saber
As diversas formas de utilização dos recursos informatizados no processo educacional
A classificação paradigmática
As formas de e-learning
Os cursos on-line: a questão metodológica em EaD
Modelos pedagógicos de cursos on-line
A interação coletiva nos ambientes virtuais de aprendizagem e a transindividualidade
A proposição de uma educação menor, a partir da EaD: uma possibilidade
5 - COMPUTADORES E A QUESTÃO DA ATENÇÃO: A DINÂMICA ATENCIONAL NA REDE
Dinâmica atencional: uma abordagem fenomenológica da atenção
A estrutura fundamental da atenção
As janelas-tipo visuais
A janela -micro
A janela-página
As janelas-tipo visuais na utilização de computadores
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS