Este trabalho trata de um tema fundamental da Educação Matemática: Formação Continuada de Professores. A autora, formadora atuante em diversos cursos de formação de professores, apresenta sua busca à questão de como alguns professores reconstroem seus saberes docentes sobre o conceito de função ao elaborar conjuntamente uma sequência de ensino sobre esse conceito, para alunos da 8ª serie do Ensino Fundamental. Por meio de uma reflexão bem fundamentada sobre a história do conceito de função a autora vai descortinando os caminhos desse objeto matemático ao longo do tempo. Inicia então, considerações sobre resultados de pesquisas que tratam do ensino e da aprendizagem de função para depois adentrar na questão da formação de professores e experimento propriamente dito.
Acreditamos que este trabalho contribui para melhor esclarecimento da comunidade de Educadores Matemáticos sobre o tema, e desejamos a quem nos lê uma ótima leitura!
Dra. Silvia Dias Alcântara Machado
Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde novembro de 2006.Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde novembro de 1994.Licenciada e bacharel em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, desde dezembro de 1974. Professora do Departamento de Matemática da PUC/SP desde 1994. Tem atuado em diversos projetos voltados para a formação continuada de professores de Matemática, desde 1999.Foi Professora efetiva de Matemática da Rede Pública do Estado de São Paulo durante 15 anos, entre 1980 e 1996.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
PARTE 1. ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA E DIDÁTICA
1 - Organização Matemática
2 - Organização Didática
PARTE 2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1 - Formação Continuada de Professores
2 - Descrição e Análise do Experimento
Conclusões
Referências Bibliográficas
Apêndices
A - Construção do gráfico de função linear
B - Questionários
Anexos
A - Experimento-piloto
B - Sequência de ensino
C - Transcrição das folhas de flip chart