Este livro é uma contribuição da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) para a comunidade acadêmica sobre questões voltadas à historiografia linguística, aos estudos da variação e da mudança linguísticas e da gramática e ao ensino de línguas para a comunidade acadêmica da área de Letras e Linguística e para o grande público em geral que se interessa pelos estudos sobre língua e linguagem. Apresentam-se aqui discussões relevantes em pauta na linguística brasileira neste início do século XXI e que sistematizam importantes resultados de pesquisas e resultados já consolidados e abrem novos rumos dos estudos linguísticos no Brasil.
CAPÍTULO 1 – O PAPEL DA LINGUÍSTICA NA EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS GRAMATICAIS NO BRASIL
CAPÍTULO 2 – A HISTÓRIA DA GRAMÁTICA NO BRASIL: DO NORMATIVO AO CIENTÍFICO
CAPÍTULO 3 – ENTRE A HISTÓRIA E A CIÊNCIA: A CONSTITUIÇÃO DA HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA COMO ÁREA DE PESQUISA E ENSINO NOS ESTUDOS SOBRE A LINGUAGEM
CAPÍTULO 4 – VARIAÇÃO FÔNICA E LÉXICO-SEMÂNTICA NO PORTUGUÊS DO BRASIL A PARTIR DE DADOS DO PROJETO ALiB
CAPÍTULO 5 – CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS DIALETAIS NO PORTUGUÊS DO BRASIL: ANÁLISE DE DUAS VARIÁVEIS
CAPÍTULO 6 – MORFOSSINTAXE E USO DOS PRONOMES PESSOAIS NA SINCRONIA E NA DIACRONIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
CAPÍTULO 7 – MUDANÇA SINTÁTICA E A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO NOS SÉCULOS XIX E XX
CAPÍTULO 8 – O PAPEL DA PSICOLINGUÍSTICA EXPERIMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS FORMAL-COGNITIVOS DE LÍNGUA
CAPÍTULO 9 – MENSAGEIROS E PORTA-VOZES NA TRANSMISSÃO DE ASSUNTOS JURÍDICOS AOS NÃO LETRADOS: UMA PRÁTICA DISCURSIVA HISTÓRICA ENTRE ORALIDADE E ESCRITA
CAPÍTULO 10 – ATOS DE FALA TRADICIONAIS: FORMULAICIDADE E REPETIÇÃO NO USO DA LINGUAGEM
CAPÍTULO 11 – ESTUDOS SOBRE A COLABORAÇÃO E A INTERAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NO AMBIENTE DIGITAL
CAPÍTULO 12 – DA FORMAÇÃO À PRODUÇÃO ESCRITA NA GRADUAÇÃO
CAPÍTULO 13 – PROFESSOR TEM ESTILO?
CAPÍTULO 14 – HOMO ACADEMICUS E ATITUDES DÓXICAS