Foi construído, em suas partes conceitual e teórica, a partir de uma ampla e atualizada pesquisa bibliográfica e, em seu conteúdo prático, através de colaborações de professores de FATECs, da FEC/UNICAMP, da POLI/USP e de experientes profissionais de empresas oficiais e privadas, respeitando-se as características e peculiaridades de cada autor.
Nos capítulos iniciais, são apresentados levantamentos, estimativas e projeções sobre a relevância da disponibilidade e da qualidade da água para o mundo atual e futuro. Em seqüência, são abordadas questões sobre poluição dos recursos hídricos, esgotos sanitários e processos específicos de tratamento de efluentes, conforme suas cargas poluidoras e aos tipos de reúso a que se destinam. São também descritos os diversos tipos de reúso, suas características e condicionamentos. Tópicos da legislação brasileira, relativa à utilização das águas doces, completam o bloco conceitual.
Conceituados profissionais das principais empresas públicas de saneamento ambiental do Estado de São Paulo e de outras entidades apresentam, em detalhes, resultados de experiências práticas e informações relevantes obtidas em processos industriais de reúso da água.
Um glossário de termos técnicos usados em ciências ambientais e a bibliografia referenciada encerram este livro.
É engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). Fez aprimoramentos técnicos na área de solos na França; em hidráulica e saneamento no Japão; e de irrigação em Israel. Participou e apresentou artigos técnicos na área de recursos hídricos no Brasil, na Índia, em Cuba e Moçambique.
Foi professor e orientador nos programas de pós-graduação da EP-USP e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), professor e diretor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), coordenador de estudos e projetos de irrigação e de recursos hídricos no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE-SP). Foi membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), diretor estadual e presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID). Ministrou cursos de irrigação em diversos estados brasileiros. Atua em consultorias, organização de cursos tecnológicos, orientações acadêmicas na Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). É autor, coordenador e orientador de diversos livros técnicos, entre eles: Esgoto sanitário, Reúso da água, Águas doces no Brasil, Sustainable Water Management in Tropics and Subtropics: And Case Studies in Brazil, Ciclo ambiental da água: da chuva à gestão, Cobrança pelo uso da água, Elaboração de projetos de irrigação, Manual de hidráulica, Manual prático de irrigação (FAO-ONU).
Saiba maisTecnóloga (Fatec/SP). Especialista em Tecnologias Ambientais (Fatec/SP). Treinamentos em gestão ambiental. Professora Associada do curso de graduação da Fatec/SP desde 1981. Responsável pelas cadeiras de Ciência do Ambiente, Introdução Hidráulica e ao Saneamento Ambiental, Poluentes Atmosféricos e Reúso de Água. Atuou junto à Suplência de chefia do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Câmara de Ensino e da Congregação da Fatec/SP. Professora convidada no curso de Pós-Graduação (Fatec/SP). Vivência em engenharia: Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projetos; Sothis Delactoquímica Ind. Com. De Produtos para Construção Civil e Hidráulica Ltda.
Saiba mais
1 - Água: matéria-prima primordial à vida
2 - Consumo de água
3 - Qualidade da água
4 - Poluição da água
5 - Esgoto
6 - Tratamento de efluentes
7 - Reúso
8 - Água: um bem público de valor econômico
9 - Reúso e uso racional de água na indústria: considerações e exemplos no Estado de São Paulo
10 - Estudos de viabilidade do reúso de águas residuárias provenientes de um processo de galvanoplastia por tratamento físico-químico
11 - Reúso da água de tratamento de efluentes: Chevron Oronite do Brasil
12 - Tratamento de esgotos urbanos para reúso - ETE Jesus Netto
13 - Reaproveitamento da água pré-tratada não utilizada para hemodiálise
Glossário
Referências bibliográficas