A retórica, mesmo em suas formas mais primitivas, tem sido utilizada como instrumento, desde que existe a linguagem humana, para transcender a mera descrição utilitária do que se percebe como realidade. Assim como a própria humanidade cresceu com a retórica, a escola, central para a formação e para o crescimento, usa a retórica mesmo inconscientemente. Os textos que compõem esse livro, de autoria dos pesquisadores do Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos – ERA, exploram a retórica na escola nesse tempo de grandes transformações em que vivemos. Com foco na produção de texto, portanto, o livro busca a sociorretórica e a argumentação como norteadoras. Assim, destaca a importância do auditório, evidencia os conceitos retóricos de ethos, pathos e logos, enfatiza as partes do discurso e ocupa-se dos vários aspectos capazes de auxiliar na leitura e autoria desde o ensino básico até o nível superior.
O processo de ensino aprendizagem de leitura e de escrita sob o viés retórico-argumentativo
A dimensão da escrita na escola
Teoria social da retórica
O ensino de produção textual com foco no processo: a versão textual da ação retórica
Autoria e retórica em produções escritas na escola
Sociorretórica: da leitura e da escrita para além do contexto escolar
Desvendando os memes: uma proposta para o ensino de leitura e escrita
Reflexões sobre a relação palavra imagem em processos de leitura e produção escrita: uma proposta com tiras da Turma do Xaxado
Estratégias sociorretóricas na construção de textos argumentativos
Motivos: uma análise da prova de redação do Enem
Ensino da produção de artigo acadêmico: uma abordagem sociorretórica
Biografismo e retórica: a escrita biográfica no ensino superior