Este livro reúne 40 textos do Prof. Dr. Marcelo Knobel, publicados ao longo de dez anos e que foram atualizados e comentados exclusivamente para esta obra. Aqui, a educação superior no Brasil e na América Latina é discutida a partir de textos variados, que vão de cartas a manifestos, passando por artigos de opinião e discursos realizados em diferentes contextos. Por causa dessa característica, a discussão posta não apenas toca questões dos momentos em que os textos foram escritos, como também traz reflexões para o que há de mais atual na gestão de universidades e do ensino superior como um todo.
É um livro essencial para aqueles que se preocupam com o passado, o presente e o futuro da Educação.
Tem sido uma voz de destaque na defesa das universidades públicas e da ciência em diversos posicionamentos públicos e artigos de opinião. Foi Reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 2017 a 2021, onde também foi Pró-Reitor de Graduação de 2009 a 2013. Ele é Professor Titular de Física, liderando um grupo que pesquisa materiais magnéticos nanoestruturados, com mais de 300 artigos publicados em revistas internacionais. Conquistou o Prêmio José Reis de Divulgação Científica em 2019 pela sua atuação na área de percepção pública da ciência e divulgação científica. Em 2020 lançou o canal “Espaço Recíproco” no YouTube e em podcasts, e em 2021 o livro “A Ilusão da Lua: ideias para decifrar o mundo por meio da ciência e combater o negacionismo” (Editora Contexto).
Saiba mais
Introdução
PARTE I - Eu, Reitor
Discurso de posse como reitor
Discurso de despedida como reitor
Inovando na universidade: a criação da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp
Fôlego para manter a liderança
PARTE II - Universidade em tempos de pandemia
Uma luz no nevoeiro
Carta aberta à Comunidade da Unicamp
Ensino remoto emergencial
PARTE III - A universidade em perspectiva
Retrocesso histórico na educação superior
Magna Charta Universitatum
Raio-X da Educação Superior Brasileira
A era internacional da Educação Superior
Cem anos da Reforma Universitária de Córdoba
A Unicamp e a América Latina
PARTE IV - A comunidade acadêmica
O ENEM: um funil gigante
O ingresso na Unicamp: múltiplas formas e seus resultados
Início das aulas
Programas de mobilidade de estudantes falham ao monitorar os seus impactos e benefícios
Reencontrando ex-alunos
A escassez de professores universitários no Brasil
Será que os professores ensinarão de forma diferente daqui a dez anos?
Quanto custa, e quanto vale, um professor titular?
O novo teto do funcionalismo paulista e as universidades
PARTE V - O orçamento
30 anos de autonomia de gestão financeira das universidades públicas paulistas
Orçamento transparente e responsável
Gratuidade na universidade pública: não é tão simples quanto parece
Excelência acadêmica requer financiamento público
PARTE VI - A formação
Conversando com estudantes pré-universitários
O valor de um currículo acadêmico
O verdadeiro gargalo na formação de engenheiros
Princípios éticos, políticos e pedagógicos da formação docente na relação com a sociedade
PARTE VII - Universidade e sociedade
Assembleia universitária extraordinária em defesa da universidade
Universidade pública: mais relevante que nunca
Em defesa da liberdade acadêmica e da autonomia
A universidade, a ciência e o combate ao racismo
Universidade Pública: compromisso com a sociedade
PARTE VIII - O futuro
Alguns desafios do Ensino Superior
O futuro da Educação Superior na América Latina e no Caribe
Caminhos para a Educação Superior no Brasil
Ousadia para um futuro sustentável
As universidades não podem ser uma bolha