A elaboração deste livro foi norteada pela observação de que a maioria dos calouros do curso de química, da Universidade de Brasília, teve no ensino médio pouca ou nenhuma oportunidade de realizar experimentos químicos com as próprias mãos. Por outro lado, constatamos uma certa carência em textos de química oferecendo experimentos que pudessem ser executados facilmente por pessoas pouco experientes, de forma segura e econômica, em laboratórios de ensino com infra-estrutura e recursos limitados.
Visando atender a essa aparente demanda, apresentamos uma coletânea de 25 roteiros experimentais, com mais de cem experimentos, destinados a alunos que estejam cursando disciplinas de Química Experimental no ensino médio ou no primeiro ano universitário.
Todos os roteiros foram testados em condições reais com várias turmas das disciplinas Química Fundamental Experimental e Introdução à Química Experimental do primeiro semestre dos cursos de bacharelado e licenciatura em química na Universidade de Brasília, durante os anos 1996-1998. Nessa ocasião, a maioria dos alunos qualificou o nível intelectual e técnico dos roteiros como adequado, atestando que a realização dos experimentos incentivou o seu interesse pelo estudo de química e contribuiu para uma melhor compreensão do assunto tratado.
Natural da Alemanha, é doutor em Química pela Universidade de Stuttgart desde 1965. Possui 38 anos de experiência docente, sendo Professor da Área de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade de Brasília, nos cursos de graduação e pós-graduação, desde 1974. Tem orientado estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e possui diversos artigos científicos publicados, sendo os mais relevantes nas áreas de química inorgânica preparativa (química dos elementos boro e silício, química de coordenação de pseudohaletos), aproveitando de recursos minerais e aplicações da espectometria no infravermelho.
Saiba maisNatural do Rio de Janeiro, RJ, bacharelou-se em Química em 1985, concluiu o mestrado em Química Orgânica em 1990 e o doutorado em Físico-Química em julho de 2003, todos os cursos pela Universidade de Brasília (UnB). Possui 13 anos de experiência docente, sendo professora da àrea de Química Orgânica do Instituto de Química da UnB desde 1994. Atualmente é pesquisadora na área de Síntese Orgânica e Química Computacional.
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Instruções de segurança
Principais materiais e equipamentos utilizados no laboratório químico
1 - Dissociação eletrolítica e condutividade elétrica
2 - Migração de íons em um campo elétrico
3 - Estudo qualitativo de equilíbrios químicos
4 - Estudo de termoquímica: processos exotérmicos e endotérmicos
5 - Estudo da velocidade de reações químicas
6 - Estudo de catálise: decomposição catalítica de peróxido de hidrogênio
7 - Estudo de ácidos e bases em meio aquoso
8 - Estudo de reações de oxidação-redução em meio aquoso
9 - Oxigênio e combustão
10 - Pilhas eletroquímicas
11 - Processos eletrolíticos
12 - Reatividade de metais
13 - Estudo de um não-metal: enxofre
14 - Estudo de propriedades físicas de líquidos, parte I: densidade,
miscibilidade e viscosidade
15 - Estudo de propriedades físicas de líquidos, parte II: tensão superficial,
capilaridade e índice de refração
16 - Cromatografia em camada delgada
17 - Identificação de polímeros sintéticos
18 - Análise de bebidas
19 - Estudo de detergentes
20 - Síntese orgânica
21 - Aromas e fragrâncias
22 - Síntese de polímeros: poliéster (Gliptal) e poliamida (náilon 6,6)
23 - Síntese de corantes e tingimento de tecidos
24 - Síntese de compostos inorgânicos
25 - Pigmentos inorgânicos