Qualidade no Serviço Varejo - Um estudo de Casos Multiplos

selo: Blucher Acadêmico | 2008 - 1ª edição

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Sinopse

A presente pesquisa trata da gestão da qualidade no varejo de produtos e serviços na cidade de São Paulo, como elemento para a qualidade e produtividade comercial. Verifica as relações existentes entre qualidade e serviço no varejo, ressaltando a importância de conceitos básicos sobre qualidade, como suas abordagens e dimensões, e aspectos da realidade, como custo, segurança, entrega, qualidade intrínseca e moral, como indicadores de desempenho organizacional na prestação de serviços ofertados aos clientes e participantes da rede de negócios varejista. Muito se escreveu sobre qualidade nos produtos, serviços e processos, porém, bem menos existe sobre na qualidade no final da cadeia de fornecimento, que é o setor varejista. Pretende-se, com este estudo, identificar e analisar as atividades relacionadas com a gestão da qualidade no varejo, avaliando a sua importância para o setor produtivo e quais os benefícios dessas aplicações, fornecendo, desta forma, uma contribuição ao conhecimento da problemática da qualidade no setor varejista em nosso país. A pesquisa foi realizada em uma amostra de redes varejistas, feita mediante estudo de casos múltiplos e utilizando a técnica do questionário aberto. As empresas que serviram de fonte de coleta de dados da pesquisa são varejistas tradicionais que possuem redes de lojas espalhadas pelos principais centros de comércio da cidade de São Paulo. O estudo mostra que existe boa conscientização e preocupação com a qualidade nas redes varejistas pesquisadas, mormente quanto a atividades de treinamento e atendimento ao cliente, dentre outros aspectos. Entretanto, falhas, incoerências e confusões conceituais foram também identificados pela pesquisa, que podem ser vistas como oportunidades de melhoria pelas empresas do setor.

José Roberto Felipe Da Silva

É Mestrado em Engeharia de Produção pela Universidade Paulista em 2007. Possui Pós-graduação em Administração de Marketing e é Administrador de Empresas. Professor universitário do Grupo Educacional Flamingo. Tem expriência na área de gestão de operações na industria e no mercado varejista de produtos e serviços diversos (livraria, papelaria, multimídia, informatica, restaurante, telefonia celular, franquia de relógios importados, fotografia digital, loja de móveis e telemarketing) na cidade de São Paulo.

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Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788561209322
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  168 páginas
  • Ano da Edição:  2008
  • Peso:  0.343 kg