Nasce agora uma nova edição.
Toda revista, mas principalmente em sua parte final: a cor na comunicação, que foi bastante atualizada, sem perder o foco da obra original e passou a ser icône das bibliografias acadêmicas das últimas décadas.
Mais de 30 anos depois, a obra do Prof. Modesto Farina ainda é referência para profissionais e estudantes de Comunicação.
Professor Livre Docente de Propaganda e Publicidade. Professor Adjunto de Psicossociologia Publicitária e Processos Psicodinâmicos da Comunicação Publicitária. Professor Titular de Estudo do Comportamento do Consumidor e de Psicossociologia da Motivação Publicitária da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Saiba maisProfessora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da USP. Professora de Planejamento Publicitário e Administração Publicitária da ECA - USP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC-SP. Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC-SP. Assessora da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-SP. Jurada do Prêmio ECA-USP de Comunicação Corporativa. Semioticista do Instituto de Pesquisas IPSOS.
Saiba maisProfessor de Comunicação Visual e Arte Publicitária, do Curso de Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor de Criação Publicitária na Pós-Graduação em Gestão da Comunicação da ECA e no MBA em Marketing da FIA/FEA - USP. Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Sócio-Diretor do Estúdio K Arquitetura e Comunicação Visual. Cartunista, desde 1975 é colaborador da Revista Propaganda e do jornal Propaganda e Marketing. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.
Saiba mais
Parte 1 - A NATUREZA, O HOMEM, A COR
1. A imersão nas cores
2. Os vitrais coloridos
3. Utilização da cor
4. Sintaxe das cores
5. Criação do espaço por meio da cor
6. Contribuição da cor na pesquisa científica
7. A cor e a influência climatológica
8. Visibilidade e legibilidade de tipos e de cores
9. Preferência pelas cores
Parte 2 - O PROCESSO VISUAL
1. A luz - Intermediária entre a natureza e o homem
2. Percepção visual e formação da imagem
3. Estrutura do sistema visual
4. Fenômeno da refração
5. Percurso da mensagem visual
6. Ilusões ópticas
7. As distâncias e a visão
8. Visão e envelhecimento
9. Processo da visão da cor
10. Percepção da luz branca e adaptação ao escuro
11. Visão defeituosa das cores
Parte 3 - O FENÔMENO DO CROMATISMO
1. O espectro da radiação eletromagnética
2. O espectro da luz visível e o fenômeno do cromatismo
3. Sensações visuais acromáticas e cromáticas
4. Escalas cromáticas
5. Escalas monocromáticas
6. Escalas policromáticas
7. Tom, saturação e luminosidade
8. Nomenclatura das cores
9. Fenômenos de contraste
10. A cor em relação a diferentes fontes de luz
11. Mesclas aditivas e subtrativas
12. Pós-imagens negativas
13. Imagens estabilizadas na retina e a visão das cores
14. A tatilidade do olhar: Representação do volume
pelo uso das cores complementares
Parte 4 - COR: SIGNO CULTURAL E PSICOLÓGICO
1. Realidade sensorial
2. Fatores que influem na escolha das cores
3. Os estudos de Bamz
4. Reação corporal à cor
5. Cor e terapia
6. Cor, memória e comunicação
7. Significado cultural e psicológico das cores
8. Peso das cores
9. Teste das cores
10. Cor e tipologia
11. Influência da cor no campo da medicina
Parte 5 - A COR NA COMUNICAÇÃO
1. Utilização da cor
2. Análise do mercado em função da cor
3. Aplicação da cor em publicidade e promoção de vendas
4. A cor na direção de arte
5. A cor na identidade visual
6. A cor na embalagem
7. A cor na mídia impressa
8. A cor na mídia exterior: a primazia do Outdoor
Bibliografia