No Brasil, a área “dura” nos estudos linguísticos,especialmente nos de fonética e fonologia, ainda é muito carente de recursos humanos e pesquisa. A realização da IV Escola de Prosódia, em 2016, na Universidade Federal de Sergipe, com a chancela da Associação Luso-Brasileirade Ciências da Fala (LBASS) possibilitou o fomento à pesquisa e à difusão de conhecimento no campo da prosódia, especialmente na interface com o ensino de línguas. Como resultado, esta coletânea contribui para o campo da aplicação da prosódia, com pesquisas descritivas da prosódia do português, em diferentes contextos sócio-estilísticos, e propostas de intervenção pedagógicas envolvendo o campo da prosódia no ensino de línguas, maternas e estrangeiras.
Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística. Interesse pela investigação de fenômenos de variação e mudança linguística com ênfase nos aspectos socioestilísticos envolvidos, da emergência à regularização de seu uso, preferencialmente na interface funcionalismo/sociolinguística, em comunidades de práticas marcadas por relações de gênero. Foco em questões metodológicas relacionadas à coleta e constituição de amostras sociolinguísticas (gênese da entrevista sociolinguística; comunidades de fala e comunidades de práticas; modelagem e dimensionamento de amostras) e na dimensão estilística da variação. Avaliação de políticas públicas de avaliação em larga escala, com foco na aplicação dos resultados sociolinguísticos nos programas de ensino de língua materna (Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM).
Saiba maisSaiba mais
Introdução à análise entoacional - Luciana Lucente (UFAL)
O uso do magnetômetro (EMA) na análise de dados articulatórios da prosódia da fala - Alexsandro Rodrigues Meireles (UFES)
Aspectos de produção e percepção de estilos de elocução profissionais e não profissionais em quatro línguas - Plínio A. Barbosa (Unicamp)
A interface entre prosódia e discurso no inglês como língua estrangeira - Rodrigo Garcia Rosa (USP)
O ensino de prosódia nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) - Cristiane Conceição Silva (UFBA)
Escrita, prosódia e leitura - Vera Pacheco (UESB)
Análise variacionista de pistas prosódicas em fronteiras de constituintes - Raquel Meister Ko. Freitag (UFS), Bruno Felipe Marques Pinheiro (UFS) & Lucas Santos Silva (UFS)
Prosódia e Fonoaudiologia: do fonoestilo ao transtorno da linguagem - Aveliny Mantovan Lima (UnB) & Ana Carolina Constantini (Unicamp)
Contribuições sobre as características prosódicas de interrogativas totais neutras produzidas por sergipanos - Vanessa Gonzaga Nunes (UFS)