A disponibilidade de oxigênio para a biomassa é o fator limitante da produtividade de grande parte dos fermentadores que operam com organismos estritamente aeróbios devido à baixa solubilidade de oxigênio em ambientes aquosos. A introdução de meios não convencionais em biorreatores pode ser um ajuste para melhoria desses processos.
Este trabalho propõe uma investigação do emprego de um perfluorocarboneto (PFC), utilizado como carreador de oxigênio, na produção de lipase, uma enzima com grande importância comercial, por Yarrowia lipolytica IMUFRJ 50682 visando melhorar a transferência de oxigênio e otimizar a respectiva produtividade. A adição de 20% de PFC aumentou a produtividade da lipase em 23 vezes.
A presença de células na fase do PFC evidenciou as características da superfície de Y. lipolytica, que apresentou alta afinidade a solventes apolares e superfícies hidrofóbicas. Investigou-se a produção de agentes emulsionantes durante o cultivo de Y. lipolytica em glicose como substrato e o bioemulsionante produzido, denominado Yansan, apresentou alta atividade e foi capaz de estabilizar emulsões com vários hidrocarbonetos e perfluorocarbonetos. Medidas de kLa em um biorreator agitado e aerado evidenciaram as melhores condições para a transferência de oxigênio, e nessas condições foi possível quadruplicar a produtividade da lipase com a adição de PFC. A avaliação econômica do processo mostrou que este processo só é economicamente viável quando realizado na presença de PFC.
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Yarrowia lipolytica, lipase, perfluorocarboneto e Saccharomyces cerevisiae.
Saiba mais
1 - Introdução
2 - Objetivos
3 - Revisão bibliográfica
4 - Metodologias experimentais
5 - Avaliação do efeito de PFC no cultivo de Yarrowialipolytica e
na produção de lipase
6 - Caracterização da superfície celular de Y.lipolytica
7 - Detecção e purificação do emulsionanteproduzido por Y. lipolytica
8 - Estudo da capacidade de transferência deoxigênio
de um biorreator multifásico
9 - Produção de lipase de Y. lipolytica em um biorreatormultifásico
10 - Avaliação econômica da produção delipase
11 – Conclusões
12 - Sugestões para trabalhos futuros
Produção científica
Referências bibliográficas