Este livro tem como objetivo elucidar os conceitos fundamentais de linguagens de programação.
A primeira parte do livro é dedicada a esses conceitos, junto com vários exemplos de como eles aparecem em linguagens de programação atuais. O foco principal é a apresentação dos fundamentos independentemente de suas implementações. Para o bom uso de uma linguagem, o programador deve conhecer as características da linguagem, bem como características e restrições do processador em uso.
A segunda parte do livro é dedicada à apresentação de alguns dos paradigmas de programação atuais à luz dos conceitos apresentados na primeira parte.
...
Saiba maisÉ engenheiro, tendo concluído sua graduação na Escola Politécnica da USP em 1984. Entre 1985 e 1989 atuou em diversas empresas. A partir de 1989 passou a dedicar-se integralmente à docência e pesquisa, atividades que desenvolve até hoje. Em 1992 concluiu o PhD em Inteligência Artificial na University of Edinburgh e ingressou como docente no Departamento de Ciência da Computação da USP. Em 1999 concluiu a livre-docência na USP, sendo desde então professor associado naquela Universidade.
Saiba mais
Prefácio
Agradecimentos
1 - Introdução
Parte I - Conceitos fundamentais
2 - Linguagens de programação: noções preliminares
3 - Valores e tipos
4 - Variáveis
5 - Vinculações e verificação de tipos
6 - Expressões e comandos
7 - Abstrações
Parte II - Paradigmas e linguagens de programação
8 - Programação Funcional
9 - Programação imperativa
10 - Programação orientada por objetos
11 - Programação baseada em lógica
12 - Programação baseada em propagações de restrições
13 - Epílogo
Referências bibliográficas
Índice Remissivo