Prevenção ao Abuso de Drogas na Prática Pedagógica dos Professores do Ensino Fundamental

selo: Blucher | 2008 - 1ª edição

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Sinopse

Levantamentos epidemiológicos realizados nos últimos anos comprovam a presença de drogas psicotrópicas nas escolas, assim como, a existência do abuso dessas substâncias entre alunos. Pesquisas apontam para revisões necessárias na formação de educadores, no que tange a práticas de ação preventiva, especialmente, quanto ao consumo de drogas. No Brasil, as investigações em práticas pedagógicas de professores são escassas. O presente estudo, uma pesquisa de campo, de natureza exploratória, teve como objetivo investigar se as atuais práticas docentes em educação preventiva estão coerentes à demanda do abuso de drogas entre estudantes, se não, buscar alternativas para novas práticas preventivas concebidas e organizadas nas condições do contexto existente. Foi realizada uma intervenção pedagógica, denominada Encontro Pedagógico em Prevenção ao Abuso de Drogas na Escola, na Secretaria Municipal de Educação (SME), de uma cidade do Estado de São Paulo, com duração total de trinta horas, em dez encontros diários, durante duas semanas. Participaram da amostra vinte e três professoras do ensino fundamental, em dois grupos de estudo, manhã e tarde. O processo de investigação estruturou-se à luz do paradigma dialético, segundo os seguintes princípios: a) a prática concreta como ponto de partida (tese), b) a compreensão da prática para sua superação (antítese), c) a elaboração de práticas concebidas, organizadas e recriadas em novas condições, como ponto de chegada (síntese). Para registro de dados foram utilizados questionários abertos, observações e depoimentos. Os dados foram analisados qualitativamente, sendo considerados os procedimentos do Método Dialético e da Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados na pesquisa constataram que as inconsistentes propostas apresentadas no primeiro momento da intervenção foram se redefinindo cada vez mais, até a formulação de novas alternativas para resolverem situações concretas. É importante enfatizar que uma visão sincrética ascendeu ao nível de síntese, e que essa passagem qualitativa deu-se pela incorporação de referenciais teóricos e práticos necessários ao equacionamento dos problemas detectados na prática atual das professoras.

Marília Saldanha Da Fonseca

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente coordena Cursos de Especialização, sem vínculo empregatício, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa/RJ. Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Prevenção ao Abuso de Drogas e na área Empresarial, com ênfase em Capacitação e Desenvolvimento.

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Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788561209124
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  252 páginas
  • Ano da Edição:  2008
  • Peso:  0.464 kg