No contexto do mundo atual, onde mais do que nunca se valoriza a mudança e a inovação para se manterem no mercado, as empresas buscam obter vantagem competitiva através das pessoas; elas passaram a ser estratégicas. Relacionar a atuação delas com a estratégica organizacional tornou-se imperativo. Descobriu-se o trabalhador do conhecimento. Essa era do conhecimento é marcada por uma avalanche de conceitos, como conhecimento tácito, capital intelectual e competências. Este último ainda em construção. Assim, o problema que se apresenta é: no contexto atual da Gestão Estratégica de Pessoas, levando-se em consideração que as empresas demandam pelo denominado trabalhador do conhecimento, as mesmas necessitam de métodos e técnicas adequadas para selecionar e alocar tal profissional em seus quadros. O estudo envolveu uma pesquisa survey através de questionário e estudo multicaso em seis empresas localizadas no interior do Estado de SP utilizando-se entrevistas não estruturadas. Chegou-se à conclusão que elas têm uma abordagem estratégica de gestão de pessoas, usam técnicas corretas, porém não de forma adequada na busca pelo trabalhador do conhecimento.
Graduada em Letras - Licenciatura Plena - Português/ Inglês pela Universidade de Sorocaba (1993) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Professora Titular da Universidade Paulista e da Universidade de Sorocaba. É diretora da Advance Assessoria Profissional S/C Ltda., atuando principalmente nos seguintes temas: Perfil Comportamental, Executivo, Motivação, Liderança e Teorias Motivacionais. Membro do Instituto Brasileiro dos Consultores e Organizações (IBCO) e da Associação dos Profissionais de Recursos Humanos (APRH).
Saiba mais
1 - Introdução
2 - Caracterização do Estudo
2.1. Justificativa
2.1.1. Problema de Pesquisa
2.2. Objetivos
2.2.1. Objetivo Principal
2.2.2. Objetivos Secundários
2.2.3. Etapas da Dissertação
3 - Revisão Da Literatura
3.1. Gestão de Pessoas
3.1.1. Processo Evolutivo da Gestão de Pessoas
3.1.2. Gestão Estratégica de Pessoas
3.1.3. Trabalhador do Conhecimento
3.1.4. Gestão Estratégica de Pessoas e Competências
3.1.5. Visão Crítica da Gestão de Pessoas
3.2. Seleção e Alocação de Pessoas
3.3. Métodos e Técnicas para Seleção e Alocação de Pessoas
3.3.1. Entrevista
3.3.2. Assessment Center
3.3.3. Testes Comportamentais
3.3.4. Focus Group
3.3.5. Observação Direta do Trabalho
3.3.6. Repertory Grid
3.3.7. Testes Psicológicos
3.3.8. Testes de Aptidão
3.3.9. Dinâmica de Grupo
3.4. Considerações sobre Métodos/Técnicas para Avaliar Competências Individuais
3.5. Considerações Finais sobre a Utilização de Métodos/técnicas de Seleção e Alocação de Pessoas
4 - Método
4.1. Survey
4.1.1. Instrumento da Pesquisa Tipo Survey
4.1.1.1. Questionário
4.1.2. Contexto
4.1.3. Determinação da Amostra e Plano de amostragem
4.2. Estudo de Múltiplos casos
4.2.1. Instrumento da Pesquisa de estudo de casos Múltiplos
4.2.2. Entrevista
4.2.3. Escolha das Empresas
4.2.4. Protocolo para o Estudo de Caso
4.3. Critérios de Avaliação da Pesquisa
4.4. Análise dos dados
4.5. Limitações do Estudo
5 - Resultados e Discussão
5.1. Resultados da Survey
5.2. Estudo Multicasos
5.2.1. Caracterização das Empresas
5.2.2. Apresentação e Análise dos dados
6 - Conclusão
Referência Bibliográfica
Apêndices
Apêndice 1. Solicitação do Teste Piloto
Apêndice 2. Questionário
Apêndice 3. Solicitação de Resposta ao Questionário
Apêndice 4. Protocolo da Pesquisa (Survey)
Apêndice 5. Protocolo da Pesquisa (Casos Múltiplos)
Apêndice 6. Códigos Utilizados Relacionados aos Temas
Apêndice 7. Categorias