A religião sempre ocupou um lugar especial na história da humanidade. Hoje, no início do século XXI, num mundo de ideologias arcaicas e modernas, de distância entre ricos e pobres, de tentativas pela paz tanto por ações terroristas quanto pelo diálogo, o fenômeno religioso ainda tem um lugar particular. Há uma sede de contato com Deus donde brotam o sentido, a paz e a felicidade. O ser humano busca uma resposta para o vazio religioso e social, experimentado no coração humano
Esta dissertação trata de uma análise do pentecostalismo como resposta no catolicismo, que havia deixado de atender o lado emocional do ser humano, visando a garantia de um contato pessoal do sagrado que traz felicidade. Este trabalho chama atenção sobre a entrada do pentecostalismo na Igreja Católica através da Renovação Carismática Católica. Mostra também como este Movimento usa as mesmas táticas dos pentecostais não-católicos para cativar os fieis.
A pesquisa levou em consideração o estudo já feito por vários historiadores, teólogos e exegetas em Sagrada Escritura, e autores em outras ciências como psicologia, sociologia e antropologia. Tendo em vista estes aspectos, a dissertação desenvolve um estudo sobre a origem do evento do Pentecostes relatado por Lucas nos Atos dos Apóstolos e estuda os carismas na Igreja contemporânea a partir da teologia de Paulo.
Enfim, a dissertação apresenta uma crítica teológico-pastoral do pentecostalismo atual na Igreja Católica e traz uma proposta que abrange uma religião consciente, autêntica e mais humana segundo o Evangelho de Jesus Cristo.
Frei Vicente Micallef nasceu na ilha de Malta, no Mediterrâneo, em 1950. Ingressou na Ordem dos Frades Dominicanos em 1967, e estudou filosofia e teologia em Malta. Ordenado sacerdote em 1974, veio ao Brasil em 1978 para servir o povo de Deus e conhecer um novo modelo de igreja. Nos 31 anos no Brasil, exerceu a missão de pároco em três paróquias no Paraná e São Paulo, formador dos novos dominicanos (mestre de noviços e de professos), professor, trabalho pastoral com casais e jovens, e outros. Atualmente ele é prior provincial dos Dominicanos no Brasil. Obteve o mestrado em ciências da religião na PUC-SP.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - O PENTECOSTALISMO CATÓLICO
1.1. Origem do Pentecostalismo Moderno
1.2. Crescimento do Pentecostalismo no Brasil
1.3. O Pentecostalismo na Igreja Católica
CAPÍTULO I I - O FENÔMENO PENTECOSTAL
1. Celebrações e Pregações
1.1. Igrejas Carismáticas Católicas
2. O batismo no Espírito Santo
2.1. Igrejas Não-Católicas
3. A Glossolalia
4. As Curas
CAPÍTULO III - ELEMENTOS DA TEOLOGIA DO PENTECOSTALISMO
1. Pregação Pentecostal
1.1. Pneumatologia
1.2. A Salvação Eterna, o Pecado e o Diabo
2. Dons e Carismas do Espírito Santo
2.1. A Glossolalia
2.2. O Dom das curas
3. Batismo no Espírito Santo
CAPÍTULO IV - CRÍTICA TEOLÓGICO-PASTORAL DO PENTECOSTALISMO
1. Alguns avanços na Igreja Católica
2. Reflexões e interrogações
2.1. Dimensão hermenéutica-bíblica
2.2. Dimensão eclesial
2.3. Dimensão psicológica
2.4. Dimensão sócio-filosófica
2.5. Dimensão litúrgico-pastoral
CONCLUSÃO
Referências Bibliográficas