Estudo dos Procedimentos Imagéticos em Alguns Textos da Literatura Brasileira
O presente trabalho resulta do aprofundamento de certas reflexões, postulações e constatações ocorridas quando da elaboração da dissertação de mestrado. Na época a preocupação estava voltada para a análise dos reflexos do influxo dos veículos da "mídia" sobre a produção imagética em alguns poemas da literatura moderna brasileira. Já naquela, a preocupação com o lugar da imagem e, em especial, com a formulação e conceituação da metáfora na perspectiva da poesia moderna brasileira revela certo "desassossego" em relação aos comportamentos metafóricos da atualidade.
A preocupação expressa na época, de acordo com o já afirmado, fundamentava-se no aspecto da influência da chamada "cultura de massas" na elaboração poética e, sobretudo, no comportamento imagético frente ao processo invasor e "assenhorador" dos "mass medida". No entanto, ao circunscrever-se a apenas três poemas da obra A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, a pesquisa atingiu apenas uma parte do universo lingüístico-literário e imagético da Literatura Brasileira. Tornava-se necessário, então, que a reflexão procurasse rastrear as transformações ocorridas com a elaboração imagética ao longo da História Literária Brasileira. Para isso tornava-se necessário que se elaborasse um processo de seleção, tomando-se alguns momentos histórico-culturais nos quais ocorrera uma mudança desequilibradora com relação ao procedimento imagético.
Através da análise de algumas "ilhas culturais" e comportamentos sócio-lingüísticos a essas produções procurar-se-á estabelecer um percurso específico para cada momento histórico-literário, uma vez que se percebia que o comportamento sociológico, associado ao caráter ideológico, impunha-se como mais uma componente na elaboração poética, realizar-se-á a seleção de alguns momentos desta história literária, com textos que explicitem de maneira sistemática as intenções da pesquisa.
Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972), Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1983). Especialização Teoria da Literatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1979), em Elementos de Análise do Discurso pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1987). Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e aperfeicoamento em Estudos Lingüísticos e Literários pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1974)
Saiba mais
1 - A linguagem
O signo
O mito
2 - Linguagem e imagem
Denotação e Conotação
3 - A imagem
Os Pólos Metafóricos e Metonímicos da Linguagem
A metáfora: do termo "impróprio" à conjunção de semas
4 - A metáfora: do rompimento colonial à desestruturação
À guisa de conclusão
5 - A metáfora do século XIX: a natureza como imagem
Texto relativo ao "spleen"
Poema Relativo ao Movimento Simbolista:
Procurando compreender a metáfora do século XIX
6 - A modernidade: criticidade, desmetaforização e metalinguagem
A fase heróica do modernismo
A reflexão sobre a palavra poética:
A Remetaforização da Linguagem Poética:
7 - Reflexões Sobre a Metáfora da Modernidade
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA