O processamento cerâmico pode ser definido como o conjunto de operações pelas quais, a partir de um ou mais materiais de partida, se obtêm peças com forma e estrutura desejadas.
O advento da ciência dos materiais e o desenvolvimento de novas tecnologias permitiram que os produtos cerâmicos fossem inseridos nos mais diversos setores da indústria, além das já tradicionais aplicações domésticas (jarras, canecas, pratos etc.) e da construção civil (telhas, tijolos, manilhas, revestimentos, pias etc.). Porém, continuam a ser produzidos de acordo com os mesmos princípios dos produtos feitos há mais de 10.000 anos, sendo assim, considerada a mais antiga das indústrias. Desse modo, este livro foi elaborado com o objetivo de trazer os conceitos fundamentais envolvidos nas diversas etapas do processamento cerâmico de maneira que possa qualificar engenheiros químicos, engenheiros de materiais, químicos e ceramistas com informações claras e objetivas.
Doutor em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo (USP, 2009), com período de estágio no exterior realizado no Instituto de Cerámica y Vidrio (Espanha). Engenheiro de materiais formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) com mestrado em Tecnologia Nuclear/Materiais pela USP (2005). Possui experiência na área de engenharia de materiais, atuando principalmente em síntese e processamento de materiais cerâmicos, química de superfície e de coloides e reologia. Atualmente, é professor do curso de graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do conselho diretor da Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram).
Saiba maisDoutor em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo (USP, 2008), com período de estágio no exterior realizado no Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid (Espanha). Engenheiro químico formado pela Faculdade Oswaldo Cruz (1992), com mestrado em Tecnologia Nuclear/Materiais pela USP (2004). Possuía experiência na área de engenharia de materiais, atuando principalmente em estudos da estrutura de vidros, cinética de dissolução e fenômenos de transporte em vidros, incorporação de metais em materiais vítreos, biovidros, biocompósitos cerâmicos, processamento de biomateriais, vidros biocidas, processamento e inertização de resíduos industriais perigosos. Foi detentor de diversos prêmios pela qualidade de seu trabalho de pesquisa, após concluído o doutorado atuou, ainda, como pesquisador agregado do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, além de ter sido professor de Engenharia e de Negócios e pesquisador e consultor da empresa Consulmat Produtos Técnicos Indústria e Comércio Ltda.
Saiba mais
1. INTRODUÇÃO
2. BREVE HISTÓRICO
Classificação
Referências
3. CERÂMICAS TRADICIONAIS
Matérias-primas naturais
Referências
4. CERÂMICAS AVANÇADAS
Matérias-primas sintéticas
Técnicas de síntese de materiais cerâmicos
Referências
5. VIDROS E VITROCERÂMICOS
Tipos de vidros
Formação e estrutura dos vidros silicatos
Obtenção de vidros silicatos
Vitrocerâmicos
Propriedades dos materiais vitrocerâmicos
Referências
6. FORMULAÇÃO CERÂMICA E DIAGRAMAS DE EQUILÍBRIO
Preparação da massa
Formulação de cerâmicas e vidros
Introdução aos diagramas de fases
Diagramas ternários e multicomponentes
Cálculo de composição para cerâmicas e vidros
Referências
7. TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO
Microscopia eletrônica de varredura (MEV)
Difração de raios X (DRX)
Área de superfície específica (BET)
Distribuição de tamanho de partículas
Análise térmica diferencial (ATD)
Análise calorimétrica exploratória diferencial (DSC)
Análise termogravimétrica (ATG)
Referências
8. PROCESSAMENTO
Preparação das matérias-primas (cominuição)
Processos de conformação
Referências
9. PROCESSAMENTO DE VIDROS
Técnicas de conformação
Referências
10. TRATAMENTO TÉRMICO
Processos de pré-sinterização
Sinterização
Microestrutura
Referências
ANEXOS
SOBRE OS AUTORES