O Planejamento de Estudo na Educação a Distância como Prática Discente no Combate ao Insucesso das A

selo: Blucher | 2015 - 1ª edição

E-book disponível em

Sinopse

Investigar, registrar, analisar e discutir sobre a realidade educativa de uma turma de pedagogia na modalidade de ensino a distância e as práticas do planejamento de estudos que refletem ações que promovem sucesso nas avaliações acadêmicas é o leque de desafios em nossa pesquisa. Nossos investigados passaram anos sem estudar, alguns deles até 30 anos afastados dos estudos. A partir do momento que esses alunos retornam para a educação, agora, no contexto de nível superior, ocorrem modificações em seus hábitos e costume. Ainda mais quando a modalidade de estudos requer a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação e um planejamento de estudo para poder realizar as avaliações acadêmicas. Tente imaginar tais aprendentes! Entretanto, procure imaginar sujeitos possuidores de singularidades e perfil característicos daqueles que após determinado tempo, retomam aos estudos, decidindo por um curso de graduação desenvolvido a partir de uma modalidade que solicita ações de pesquisas em ambientes virtuais, aplicações de conhecimentos científicos e de mundo no desenvolvimento das unidades que integram o curso de pedagogia. Perceba que tais atitudes não eram corriqueiras no cotidiano desses alunos. Pois bem, nossa investigação procurou identificar a prática do planejamento de estudos perante a disponibilidade de tempo, a necessidade de aprendizagem, o rendimento da turma nas avaliações acadêmicas e constatar se o planejamento discente de estudos combateu o insucesso nas avaliações acadêmicas.

Jacqueline A. F. Sousa

Graduada em Letras e pós-graduada em Linguística, Formação Permanente de Professores e Gestão Administrativa na Educação. Possui Formação em Docência/Tutoria/Preceptoria EAD e Formação de Docentes Para a Segurança Pública. É Mestre em Avaliação Educacional pela Universidade de Évora. Possui experiência no ensino do eixo de códigos/linguagem; docência em EAD; elaboração de material didático e/ou instrucional (EAD e presencial), docência nos cursos de Letras e Pedagogia. Atualmente participa de projetos, como professor-pesquisador, Professor-formador e professor-avaliador - com foco à Formação de Professores, Educação a Distância e Segurança Pública. Pesquisa e discute sobre "O Fracasso Escolar" como membro do GPPEU (Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Educação da Unit). É colunista no Portal Educação, membro associado ABED e cursa Psicologia Clínica e Institucional na UNIT.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  9788580391015
  • Ano da Edição:  2015