Investigar, registrar, analisar e discutir sobre a realidade educativa de uma turma de pedagogia na modalidade de ensino a distância e as práticas do planejamento de estudos que refletem ações que promovem sucesso nas avaliações acadêmicas é o leque de desafios em nossa pesquisa. Nossos investigados passaram anos sem estudar, alguns deles até 30 anos afastados dos estudos. A partir do momento que esses alunos retornam para a educação, agora, no contexto de nível superior, ocorrem modificações em seus hábitos e costume. Ainda mais quando a modalidade de estudos requer a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação e um planejamento de estudo para poder realizar as avaliações acadêmicas. Tente imaginar tais aprendentes! Entretanto, procure imaginar sujeitos possuidores de singularidades e perfil característicos daqueles que após determinado tempo, retomam aos estudos, decidindo por um curso de graduação desenvolvido a partir de uma modalidade que solicita ações de pesquisas em ambientes virtuais, aplicações de conhecimentos científicos e de mundo no desenvolvimento das unidades que integram o curso de pedagogia. Perceba que tais atitudes não eram corriqueiras no cotidiano desses alunos. Pois bem, nossa investigação procurou identificar a prática do planejamento de estudos perante a disponibilidade de tempo, a necessidade de aprendizagem, o rendimento da turma nas avaliações acadêmicas e constatar se o planejamento discente de estudos combateu o insucesso nas avaliações acadêmicas.
Graduada em Letras e pós-graduada em Linguística, Formação Permanente de Professores e Gestão Administrativa na Educação. Possui Formação em Docência/Tutoria/Preceptoria EAD e Formação de Docentes Para a Segurança Pública. É Mestre em Avaliação Educacional pela Universidade de Évora. Possui experiência no ensino do eixo de códigos/linguagem; docência em EAD; elaboração de material didático e/ou instrucional (EAD e presencial), docência nos cursos de Letras e Pedagogia. Atualmente participa de projetos, como professor-pesquisador, Professor-formador e professor-avaliador - com foco à Formação de Professores, Educação a Distância e Segurança Pública. Pesquisa e discute sobre "O Fracasso Escolar" como membro do GPPEU (Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Educação da Unit). É colunista no Portal Educação, membro associado ABED e cursa Psicologia Clínica e Institucional na UNIT.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
Situação problema
Justificativa
Objetivos da pesquisa
Contexto da investigação
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: REVISÃO DA LITERATURA
1º Momento - história da educação a distância: resgate histórico da evolução
1.1 No mundo
1.2 Século XX
1.3 No Brasil
1.4 Na universidade de Uberaba
2º. Momento - políticas da educação a distância no Brasil
1.5 Legislação e normatização
3º. Momento - conceitos e modelos de educação a distância
1.6 Principais conceitos
1.7 Modelos e tipos da modalidade de ensino a distância
4º. Momento - o planejamento de estudo
1.8 A prática discente do planejamento de estudo
1.9 O planejamento de estudo no ensino a distância
2. CONTEXTO DA INVESTIGAÇÃO
1º. Momento - sobre o curso de pedagogia da UNIUBE - polo em Belém
2.1 Abordagens gerais
2.2 A instituição de ensino superior - UNIUBE
2.3 Alunos da turma de pedagogia 3
2.4 O papel do preceptor da turma
16 O planejamento de estudo na educação a distância como prática discente no combate ao
insucesso das avaliações acadêmicas
2º. Momento - avaliação de desempenho dos discentes
2.5 Tipo de avaliação adotada pela universidade de Uberaba
2.6 Formas de avaliações durante as etapas do curso
3. METODOLOGIA: MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
3.1 Plano de trabalho
3.2 Tipo de pesquisa realizada
3.3 Papel da investigadora
3.4 Caracterização dos sujeitos da pesquisa
3.5 Caracterização do local da pesquisa
3.6 Instrumentos de recolha de dados
4. RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO
4.1 O acompanhamento junto aos alunos durante o curso
4.2 Importantes atribuições ao planejamento de estudo como prática no combate ao insucesso das avaliações acadêmicas - análise dos questionamentos aplicados
4.3 Interpretações da prática discente do planejamento de estudos em relação às avaliações acadêmicas durante as etapas 1, 2, 3 e 4 - análise da média de pontuação geral dos alunos
4.4 Interpretação sobre o resultado da entrevista grupo focal
4.5 Discussão dos resultados obtidos nas avaliações discentes - sem a prática do planejamento de estudo
4.6 Discussão dos resultados obtidos nas avaliações discentes - com a prática do planejamento de estudo
4.7 Limitações do estudo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
Anexo 1: Portaria No. 1.871, de 2 de Junho de 2005
Anexo 2: Portaria No. 301, de 7 De Abril De 1998
Anexo 3: Portaria Normativa No. 1, de 10 de Janeiro de 2007
Anexo 4: Portaria Normativa No. 2, de 10 de Janeiro de 2007
Anexo 5: Portaria Normativa No. 40 de 12 de Dezembro de 2007
Anexo 6: Artigo da Folha de São Paulo
Anexo 7: Guião de entrevista