Currículos Prescritos e Implementação na Sala de Aula
Este trabalho tem como finalidade contribuir para o entendimento de como se dá o processo de incorporação de temas ligados à combinatória, probabilidade e estatística na Educação Básica e as relações dessa inovação curricular com o processo de formação continuada de professores. Em nossa pesquisa buscamos a triangulação de métodos, ou seja, a utilização de procedimentos como a observação de um curso de formação continuada, entrevistas e observação de aulas de quatro professores, que participaram dessa formação, em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Nosso estudo revela que, de modo geral, esses professores não acham esses conteúdos viáveis para o Ensino Fundamental e mesmo para o Ensino Médio; apresentam certa resistência por não dominarem esses conteúdos e consideram que estes não estão previstos pelas propostas para o ensino fundamental e que são complexos. Afirmam não ter conhecimento do que é proposto pelos PCN para o ensino de combinatória, probabilidade e estatística e declaram não ter estudado esses conteúdos no curso de graduação. Com relação ao curso de formação continuada, constatamos que a falta de discussões mais consistentes em relação à prática de ensino desses conteúdos em sala de aula e o pouco tempo destinado para o desenvolvimento do assunto fazem com que sua contribuição não tenha sido suficiente para colocação em prática de propostas para o ensino desses conteúdos, de forma a possibilitar boa aprendizagem por parte dos alunos.
Possui mestrado em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialização em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP, graduação em Ciências/Matemática - Faculdades Renascença; graduação em Pedagogia pela UNIG. Atualmente é professor das disciplinas da área de Matemática (Cálculo, Geometria e Vetores) da FATEC-SP - Faculdade de Tecnologia de São Paulo e diretor do Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional - INEQ. Atuou como: professor do curso de especialização em Educação Matemática da Universidade de Uberaba - UNIUBE e orientador de Monografias do curso de Especialização em Educação Matemática da UNIUBE; professor das disciplinas da área de Matemática (Estruturas algébricas e álgebra linear) do curso de Licenciatura em Matemática da UniABC ; professor titular de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
Saiba mais
Apresentação
Capítulo 1: O tratamento da informação na literatura e nos Currículos Prescritos
Capítulo 2: Concepções e conhecimentos revelados por um grupo de professores num curso de formação continuada
Capítulo 3: As revelações feitas nas entrevistas
Capítulo 4: As observações de aula dos quatro professores
Capítulo 5: Considerações finais
Referências
Anexo 1: Questionário apresentado aos professores
Anexo 2: Atividades relacionadas aos conteúdos de combinatória e probabilidade apresentadas aos professores no curso de formação
Anexo 3: Atividades relacionadas aos conteúdos de estatística, apresentadas aos professores no curso de formação
Anexo 4: Roteiro de entrevistas
Anexo 5: Registro da lousa do Professor: P3