A temática deste trabalho é fundamentalmente sobre a pesquisa e sua relação com o design. Por uma abordagem inicial teórica (definições, conceitos e abordagens) e prática (métodos e metodologias de projeto), objetiva-se colocar o designer no papel de pesquisador pelo fato de buscar informações importantes ao desenvolvimento do projeto. Por meio de uma pesquisa de campo, faz-se uma análise sobre a pesquisa aplicada no projeto de produtos (tanto acadêmica como profissionalmente) e como ela pode contribuir para a formação do conhecimento de design. Conhecimento este que pode ser adquirido pela pesquisa e pode ser aplicado na prática do design como uma possibilidade para gerar soluções criativas. Este trabalho mostra como a pesquisa participa dos projetos de produtos, qual a sua importância e como ela pode contribuir para a formação do repertório do designer, possibilitando e facilitando o desenvolvimento de ideias. Como resultado dessa reflexão, é apresentada uma nova abordagem metodológica - Portal de Valores - referente à etapa equivalente à pesquisa no desenvolvimento do projeto, onde se propõem fases e técnicas para orientar o processo de levantamento e análise de informações aplicadas ao design.
Designer, professora e pesquisadora em design, Mestre em Design (pela Universidade Anhembi Morumbi - 2008), Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior (pela Universidade Mackenzie - 1992 e 1993), graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto (Universidade Mackenzie - 1991). Atualmente é Coordenadora do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, onde ministra as disciplinas de Oficina de Criação I, Oficina de Desenvolvimento de Produtos V e coordena o Trabalho de Conclusão de Curso. Tem experiência docente e profissional na área de Design, tendo atuado principalmente nas áreas de desenvolvimento de produtos: eletrodomésticos, automotivos, eletro-eletrônicos e gráficos.
Saiba mais
INTRODUÇÃO
1. O DESIGN E A PESQUISA
1.1. Pesquisa e metodologia científica
1.2. Pesquisa e metodologia projetual
1.3. Pesquisa e conhecimento de design
2. PESQUISA DE CAMPO
2.1 Introdução
2.2 Metodologia
2.3 Levantamento de dados em ambientes profissionais
2.4 Levantamento de dados em ambientes acadêmicos
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
Universidade Presbiteriana Mackenzie
2.5 Quadros comparativos das metodologias levantadas
2.6 Análise dos conceitos e práticas de pesquisa levantados
3. PORTAL DE VALORES
4. FASE DE FUNDAMENTAÇÃO
4.1 Tema
4.2 Problematização
5. FASE DE CONCEITUAÇÃO
5.1 Valor social
5.2 Valor criativo
5.3 Valor competitivo
5.4 Valor tecnológico
6. FASE DE VALIDAÇÃO
6.1 Proposta conceitual
6.2 Valores positivos e negativos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS