O Designer como Pesquisador

selo: Blucher | 2011 - 1ª edição

Produto indisponível

Sinopse

A temática deste trabalho é fundamentalmente sobre a pesquisa e sua relação com o design. Por uma abordagem inicial teórica (definições, conceitos e abordagens) e prática (métodos e metodologias de projeto), objetiva-se colocar o designer no papel de pesquisador pelo fato de buscar informações importantes ao desenvolvimento do projeto. Por meio de uma pesquisa de campo, faz-se uma análise sobre a pesquisa aplicada no projeto de produtos (tanto acadêmica como profissionalmente) e como ela pode contribuir para a formação do conhecimento de design. Conhecimento este que pode ser adquirido pela pesquisa e pode ser aplicado na prática do design como uma possibilidade para gerar soluções criativas. Este trabalho mostra como a pesquisa participa dos projetos de produtos, qual a sua importância e como ela pode contribuir para a formação do repertório do designer, possibilitando e facilitando o desenvolvimento de ideias. Como resultado dessa reflexão, é apresentada uma nova abordagem metodológica - Portal de Valores - referente à etapa equivalente à pesquisa no desenvolvimento do projeto, onde se propõem fases e técnicas para orientar o processo de levantamento e análise de informações aplicadas ao design.

Claudia Alquezar Facca

Designer, professora e pesquisadora em design, Mestre em Design (pela Universidade Anhembi Morumbi - 2008), Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior (pela Universidade Mackenzie - 1992 e 1993), graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto (Universidade Mackenzie - 1991). Atualmente é Coordenadora do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, onde ministra as disciplinas de Oficina de Criação I, Oficina de Desenvolvimento de Produtos V e coordena o Trabalho de Conclusão de Curso. Tem experiência docente e profissional na área de Design, tendo atuado principalmente nas áreas de desenvolvimento de produtos: eletrodomésticos, automotivos, eletro-eletrônicos e gráficos.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580390223
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  190 páginas
  • Ano da Edição:  2011
  • Peso:  0.532 kg