O design emocional e seu potencial afetivo nas corridas de rua imersivas

Um estudo de caso sobre três corridas nos níveis visceral, comportamental e reflexivo

selo: Blucher Open Access | 2020 - 1ª edição

E-book disponível em

Sinopse

Este artigo visa analisar, sob a ótica do design emocional criado por Donald A. Norman, as corridas de rua, caracterizadas aqui como imersivas. Essas corridas, com temáticas presentes no cotidiano dos participantes – como quadrinhos, músicas e filmes –, têm direção de arte bem elaborada e cenografia interativa, diferentemente das corridas convencionais voltadas para corredores profissionais. O intuito deste trabalho é analisar como os conceitos de design emocional – visceral, comportamental e reflexivo – são adotados na direção de arte desses eventos como ferramentas estratégicas para a construção de laços emocionais e afetivos entre corredores e marcas. Para isso, observamos três corridas imersivas realizadas na cidade de São Paulo entre 2015 e 2017: a Star Wars Run 2016, a Marvel Run: Desafio Vingadores 2015 e a Disney Princess Magical Run 2017.

Leandro Cunha Diniz Bras

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

Uso de cookies neste site
Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Eu concordo