O design emocional e seu potencial afetivo nas corridas de rua imersivas

Um estudo de caso sobre três corridas nos níveis visceral, comportamental e reflexivo

selo: Blucher Open Access | 2020 - 1ª edição

E-book disponível em

Sinopse

Este artigo visa analisar, sob a ótica do design emocional criado por Donald A. Norman, as corridas de rua, caracterizadas aqui como imersivas. Essas corridas, com temáticas presentes no cotidiano dos participantes – como quadrinhos, músicas e filmes –, têm direção de arte bem elaborada e cenografia interativa, diferentemente das corridas convencionais voltadas para corredores profissionais. O intuito deste trabalho é analisar como os conceitos de design emocional – visceral, comportamental e reflexivo – são adotados na direção de arte desses eventos como ferramentas estratégicas para a construção de laços emocionais e afetivos entre corredores e marcas. Para isso, observamos três corridas imersivas realizadas na cidade de São Paulo entre 2015 e 2017: a Star Wars Run 2016, a Marvel Run: Desafio Vingadores 2015 e a Disney Princess Magical Run 2017.

Leandro Cunha Diniz Bras

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro