Esse trabalho teve a preocupação em apontar as diferentes concepções e conceitos quanto à natureza, através de alguns pensadores ocidentais tanto na Filosofia como na Geografia. Para isso partimos da leitura de Galileu e a verificação de como o filósofo compreendeu a natureza; assim, construímos um raciocínio temporal e temático quanto ao conceito de natureza por meio dos filósofos, tais como Kant, Spinoza, Descartes, Hegel, Sartre, Heidegger, Husserl, Engels e Marx. Neste sentido, também foi dissertado quanto ao conceito de natureza na Geografia com suas diferentes escolas de pensamento, tais como a Geografia Tradicional, a Geografia Nova, a Geografia Teorética Quantitativa, a Geografia Crítica e a Geografia Humanista, com seus respectivos teóricos. A partir das verificações teóricas tanto na Filosofia quanto na Geografia, partimos para analisar como os autores de livros didáticos entendem e, desta maneira, transmitem aos estudantes da 5ª série (ou 6º ano) do Ensino Fundamental o conceito de natureza.
Aplicação: livro indicado para as disciplinas de Teoria e Método em Geografia, Evolução do Pensamento Geográfico, Geografia Humana, Geografia Física e Ensino de Geografia; indicado também para os cursos de graduação e pós-graduação de História, Filosofia, Ciências Sociais e Pedagogia.
Possui graduação em Geografia (2003) e mestrado em Geografia (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é editor da Revista Cosmos (Presidente Prudente). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em ensino e Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Metodologia Geográfica, Ensino de Geografia, Natureza e Pesquisa. Também desenvolve pesquisas com as temáticas epistemologia, estética, filosofia e geografia.
Saiba mais
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 01 - O Ensino de Geografia e a Totalidade para
Entender a Natureza
1.1. A Verificação da Totalidade da Natureza
1.1.2. A Natureza e o Nascimento da Cultura: Análise Importante para a Compreensão da Totalidade.
1.2. A Cultura da Técnica, sua Interferência na Natureza e
Análises Geográficas.
CAPÍTULO 02 - O Conceito de Natureza
2.1. O Conceito de Natureza de Galileu a Kant
2.2. A Natureza no Romantismo Alemão
2.3. O Positivismo de Comte
2.4. O Evolucionismo
2.5. A Dialética e Natureza
2.5.1. A Dialética Hegeliana
2.5.2. A Dialética Marxista
2.5.3. Breves Palavras
2.5.4. A natureza na fenomenologia: pontos centrais
CAPÍTULO 03 - O Pensamento Geográfico e o Conceito de Natureza
3. 1. A Geografia Clássica
3.1.1. Humboldt e Ritter
3.2. O Determinismo
3.3. A Natureza no Possibilismo
3.3.1. Breve Debate: Possibilismo versus Determinismo?
3.4. A Natureza em Hettner e Hartshorne
3.5. Uma Geografia Moderna? Geografia Teorética-Quantitativa
3.6. A Geografia Crítica e Humanista
3.6.1. Reclus e Kropotkin: uma Geografia Crítica
3.6.2. A Geografia Crítica
3.6.2.1. A Geografia Crítica: alguns elementos quanto ao espaço
3.6.2.2. A Geografia Crítica e a Natureza
3.6.3. A Geografia Humanista
3.7. Breves Palavras
CAPÍTULO 04 - Discursos Geográficos nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental quanto ao Conceito de natureza
4.1. Metodologia para Análise dos Discursos nos Livros Didáticos
4.1.1. O Conceito de Natureza: análises dos livros didáticos de Geografia do Terceiro Ciclo 5ª série (6º Ano) do Ensino Fundamental
4.1.2. Primeira Coleção: Livro da 5ª série (6º Ano) do Ensino Fundamental
4.1.3. Segunda Coleção: Livro da 5ª série (6º Ano) do Ensino Fundamental
4.1.4. Terceira Coleção: Livro da 5ª série (6º Ano) do Ensino Fundamental
4.1.5. Quarta Coleção: Livro da 5ª série (6º Ano) do Ensino Fundamental
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
VITAE DO AUTOR