Uma Ferramenta para Aprendizagem Científica Informal na Prática Docente
Com ênfase na formação docente, e para auxiliar docentes que atuam no ensino de ciências, esta obra tem como objetivo apresentar uma sucinta discussão sobre a importância e a utilização dos ambientes informais para os processos de aprendizagem. Pretende-se, ainda, apresentar a pesquisa como uma metodologia alternativa e como divulgação e incentivo à busca pelo conhecimento científico. Os autores são graduados em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Ao longo de sua graduação e de seu estágio no Centro de Ciências, tiveram a formação voltada à utilização de ambientes informais, experimentos e aparatos com base no lúdico.
É mestre em Ensino de Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (2016). Atualmente, é professor de Ensino Básico da rede pública de ensino.
Saiba maisÉ mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Unesp (2014). Atualmente, é professor contratado da Universidade Estadual de Maringá.
Saiba mais
1. INTRODUÇÃO
1.1 Um pouco mais de história
1.2 Fundamentação teórica
1.3 Aprendizagem de ciências por meio dos focos
2. PROCEDIMENTO DA PESQUISA
2.1 O Centro de Ciências
2.2 O cotidiano do projeto
3. COLETA E ANÁLISE DE DADOS
3.1 Discussões a partir dos relatos nas entrevistas
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICE
ANEXO