Trata-se de uma pesquisa sobre as relações entre Matemática e Música que, em geral, são tratadas como campos de saber completamente isolados um do outro.
No entanto, pretende-se revelar nesse trabalho analogias e similaridades existentes nessas duas áreas, capazes de proporcionar aplicações, utilizando estratégias de ensino, aspectos práticos e teóricos relacionados à Modelagem Matemática, no ensino e aprendizagem da Matemática. As relações entre áreas foram coligadas também às teorias sobre o Pensamento Analógico para construção de significados. Esse trabalho é baseado principalmente nas teorias de Abdounur, Lévy e Machado, procurando desenvolver novas ferramentas que possam ser utilizadas no ensino da Matemática, visando a indicar possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados à Música, numa perspectiva de desenvolver algo significante e motivador aos alunos, professores e educadores.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (2006), pós-graduação em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC - Minas (2008) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto / MG - UFOP (2010). Atua como professor de Matemática da rede particular do Ensino Médio (Colégio São Rafael - Luz/MG), como professor de Matemática nos Cursos de Farmácia e Ciências Biológicas (FASF - UNISA) e como professor de Matemática Básica, Cálculo e Geometria Analítica na UNIPAC (campus Bom Despacho). Tem experiência como coordenador e professor do Curso de Licenciatura em Matemática da FASF/UNISA - Luz/MG, no qual atuou como coordenador de 2007 a 2009. Atualmente coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática da FASF - UNISA (Campus Luz). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Cálculo Numérico, Matemática e Música, Modelos Matemáticos para Educação.
Saiba mais
1 - INTRODUÇÃO
1.1. Um breve histórico
2 - SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA E AS RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA
2.1. O Processo de Modelagem Matemática
2.2. Nossa perspectiva sobre a Modelagem Matemática na sala de aula
2.3. Matemática e Música
2.3.1. Movimentos e características dos sons
2.3.2. Oitavas e escalas
2.3.3. Pitágoras e a Harmonia dos Sons
2.3.4. A emergência do Temperamento Musical
2.3.5. A Série Harmônica e a Teoria de Fourier
3 - A REDE DE SIGNIFICADOS E O PENSAMENTO ANALÓGICO
3.1. A questão do conhecimento como uma rede de significados
3.2. Buscando conexões com a Teoria das Inteligências de Gardner
3.3. As analogias e o pensamento analógico
3.4. Implicações para a prática docente
4 - APRESENTANDO E ANALISANDO OS DADOS
4.1. Uma breve descrição da pesquisa de campo
4.2. Início da Análise de dados: Convite ao cenário de investigação
4.3. Implementação do Projeto
4.3.1. Interação / Discussões
4.3.2. Implementando as atividades
4.3.3. Buscando um Modelo Matemático para a sequência
4.3.4. Escalas, Oitavas e Frequências.
4.3.4.1. Visita à Escola de Música.
4.3.5. O Temperamento Musical - Surge uma nova questão
4.3.6. Utilizando a razão de uma PG na construção de instrumentos
4.4. Levantando algumas categorias de análise
4.4.1. Motivação
4.4.2. Vestígios de Pensamento Analógico
4.4.3. Possíveis relações com a rede de significados
4.5. Concluindo o projeto: A "I Mostra de Matemática e Música do Colégio São Rafael"
4.6. Analisando o questionário final
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
5.1. Motivação para a aprendizagem
5.2. Projetos de Modelagem / Ambientes de Aprendizagem
5.3. O Pensamento Analógico e sua relação com a Rede de Significados para construção do conhecimento
5.4. Algumas recomendações finais
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A - QUESTIONÁRIO FINAL
APÊNDICE B - MANUAL DIDÁTICO PARA PROJETOS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MÚSICA
ANEXO A - MATÉRIAS DO JORNAL LOCAL SOBRE O PROJETO