Uma Visão Através das Ações de Indenização por Dano Moral
Nem sempre a música é fonte de deleite e entretenimento. Por vezes, é utilizada em atos de violência institucional. Ações movidas perante a Justiça do Trabalho em que funcionários acusam seus empregadores de "assédio moral" atestam que a música frequentemente faz parte de brincadeiras e dinâmicas - chamadas de "micos" - impostas em razão de atrasos ou do não cumprimento de metas. Neste universo aviltante sobressaem as músicas de cunho erótico-sensual, como é o caso da conhecida "Dança da Garrafa".
É advogada formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua na esfera do Direito Empresarial há mais de 30 anos. Além de se dedicar ao estudo da música, é Pós-Graduada "Lato Sensu" em Musicoterapia (FMU), com o trabalho "O Som do Mal - O Poder de Dominar" e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie). A autora publicou vários artigos nas áreas de sua especialização.
Saiba mais
Prefácio
INTRODUÇÃO
A.Justificativa
B.Objetivos
B.1 Objetivo central
B.2 Objetivos secundários
C. Critérios teórico-metodológicos
D. Produção científica sobre a temática
E. Poder e violência
F. ´Corpus´
G. Os capítulos
Capítulo 1 - SOBRE MÚSICA
1.1 A música e sua influência
1.2 Música e política
1.3 Música, política e violência
Capítulo 2 - SOBRE HUMILHAÇÃO
2.1 Humilhação política
2.2 Humilhação no trabalho - ´assédio moral´
Capítulo 3 - MÚSICA E ´ASSÉDIO MORAL´ NAS EMPRESAS: A PESQUISA
3.1 A temática musical e o resultado
3.1.1 Temática musical erótico-sensual
3.1.2 Temática musical marcial-solene
3.1.3 Temática musical racista
3.1.4 Temática musical ´brincadeiras´ e ´outras´
3.2 Considerações sobre o resultado
3.2.1 A ´temática musical´ e a ´indústria cultural´
3.2.2 O ´contexto´ e a ´violência´
Capítulo 4 - CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Referências bibliográficas complementares
Discografia
Vídeos
Anexo A: Identificação dos Tribunais Regionais do Trabalho
Apêndice A: Assédio moral: acórdãos dos Tribunais Regionais do Trabalho
Tabelas
Tabela 1 - Frequência de citação de cada ´temática musical´ nos acórdãos