Multisignificado de Equação e o Ensino de Matemática

selo: Blucher Acadêmico | 2008 - 1ª edição

Produto indisponível

Sinopse

O presente estudo tem por objetivo investigar os significados da noção de equação no ensino de Matemática. A relevância desse tema é justificada pela importância que o ensino de equações tem na Educação Matemática Básica. A partir das necessidades apontadas por pesquisas na área de Educação Matemática em relação à significação de conceitos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, o presente trabalho pretende colaborar com a Educação Algébrica, no sentido de fornecer elementos que sirvam de base para futuras pesquisas com preocupações semelhantes. Desenvolvida na perspectiva de um ensaio teórico, a presente pesquisa analisa o desenvolvimento epistemológico da noção de equação, relacionando-o com um estudo bibliográfico feito no âmbito do ensino de Matemática, sob a luz das teorias de Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval e da Transposição Didática, de Yves Chevallard. Nos resultados finais são apresentados os multisignificados para a noção de equação, os quais foram concebidos, por um lado, levando-se em conta a noção de equação enquanto um objeto de estudo - como aparece ao longo da história da Matemática - e, por outro, a concepção de equação como um algoritmo - como aparece em livros didáticos, artigos científicos, dentre outros. É discutida ainda, a importância de conceber equação, num primeiro momento, sem se preocupar com definições ou formalismos, mas, simplesmente, concebendo-a como uma noção primitiva, que pode ser utilizada de maneira intuitiva e com forte apelo pragmático. Como considerações finais são levantadas indicações sobre como os resultados deste estudo podem ser utilizados em novas pesquisas que tenham objetivos convergentes aos apresentados neste estudo.

Alessandro Jacques Ribeiro

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) ; Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Professor Titular da Universidade Paulista e Diretor Regional da Unidade Jundiaí. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo. Revisor do Journal for Research in Mathematics Education (JRME-NCTM). Experiência acadêmica na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática, Educação Algébrica e Formação de Professores. Líder e Pesquisador do grupo de pesquisa Educação e Tecnologia (EduTec), da Universidade Paulista - Campus Jundiaí. Pesquisador do grupo de pesquisa PROEM, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788561209452
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  122 páginas
  • Ano da Edição:  2008
  • Peso:  0.263 kg