Segundo Roxane Rojo, o mais importante desta coletânea é que a maior parte dos trabalhos didáticos foram propostos em contextos de formação docente, indicando a adesão de (futuros) docentes em formação à ideia de tratar de maneira combinada os letramentos da letra e os multi e novos letramentos digitais. Isso significa que estamos aprendendo, a partir de nossas interações diárias, a produzir coletivamente novos significados, valores e maneiras de integrar informações e conhecimentos.
1. Nativos Digitais e Ferramentas Tecnológicas no Contexto Educacional
2. “Entendeu ou quer que Desenhe?”: Metáforas Multimodais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa
3. Contando, Lendo e (Re)Escrevendo Lendas Urbanas no 7º Ano
4. Os Gêneros Digitais nas Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Básico
5. O Ensino de Gêneros Discursivos Associado aos Multiletramentos: A Experiência de Produzir Animações em Stop Motion na Escola
6. Multimodalidade: Ampliação e Ressignificação dos Sentidos – Novas Conexões em Ambiente Escolar
7. Fanfictions: Uma Prática de Leitura e Escrita Colaborativa no Ciberespaço
8. Escrita Colaborativa e Multiletramentos: A Revisão Mediada na Produção de Webaula
9. Multiletramentos em Tempos de Crise: A Escola Contra as Fake News
10. Mimetismo Digital como Prática de Multiletramentos
11. Pedagogia Transmídia na Educação Básica: Um Projeto de Letramento no PIBID Sob o Enfoque Dialógico-Discursivo
12. Coerência Intersemiótica: Um Estudo Aplicado de Três Modelos de Análise das Relações Imagem-Texto