Mulheres, Linguagem e Poder - Estudos de Gênero na Sociolinguística Brasileira

selo: Blucher Open Access | 2015 - 1ª edição

E-book disponível em

Sinopse

Este livro é uma contribuição da Linguística, de forma geral, e da Sociolinguística, de forma específica, para o debate acadêmico e político sobre a relação entre a construção de identidades de gênero e usos linguísticos, com foco no "feminino". A obra propõe uma ampla revisão teórica e reflexiva sobre o tema a partir do enfoque da Sociolinguística variacionista, e apresenta uma série de estudos contemporâneos que exploram a relação entre usos linguísticos e gênero. Tais pesquisas ora problematizam estereótipos sobre o papel das mulheres nos processos de variação e mudança, ora propõem novos olhares teóricos e metodológicos para se explicar a relação entre as mulheres e as línguas.

Raquel Meister Ko. Freitag

Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística. Interesse pela investigação de fenômenos de variação e mudança linguística com ênfase nos aspectos socioestilísticos envolvidos, da emergência à regularização de seu uso, preferencialmente na interface funcionalismo/sociolinguística, em comunidades de práticas marcadas por relações de gênero. Foco em questões metodológicas relacionadas à coleta e constituição de amostras sociolinguísticas (gênese da entrevista sociolinguística; comunidades de fala e comunidades de práticas; modelagem e dimensionamento de amostras) e na dimensão estilística da variação. Avaliação de políticas públicas de avaliação em larga escala, com foco na aplicação dos resultados sociolinguísticos nos programas de ensino de língua materna (Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM).

Saiba mais

Cristine Görski Severo

Professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora institucional do projeto “Da expressividade na língua ao mal na literatura: bases institucionais de pesquisa do PPGL/UFS” (CAPES/FAPITEC). Realizou duas missões de pesquisa e docência na Universidade Federal de Sergipe.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  9788580391213
  • Ano da Edição:  2015