A proposta desta obra é fornecer aos estudantes de Engenharia Automotiva, Engenharia Mecânica e áreas correlatas um material didático em forma de tutoriais, baseado no estudo da cinemática e da dinâmica multicorpos de modelos virtuais aplicáveis à área da Engenharia. Nesse sentido, a obra lança mão de uma ferramenta computacional aplicável especificamente em estudos dessa natureza denominada MSC ADAMS®. O livro se divide em seis capítulos. O primeiro traz uma apresentação geral do software e, em seguida, dos três módulos a serem utilizados. O segundo e terceiro capítulos trazem a aplicação do módulo ADAMS/View no estudo do MHS (Movimento Harmônico Simples), por meio do desenvolvimento e da análise de pêndulos simples e físico, bem como de mecanismos aplicados à área automotiva, como a came e o valvetrain, respectivamente. O quarto e quinto capítulos são dedicados ao desenvolvimento e à análise de suspensões independentes, do tipo MacPherson e Duplo A. O sexto capítulo aborda aspectos referentes ao intercâmbio de informações entre duas das fases de desenvolvimento de um produto, ou seja, CAD (CATIA®) e CAE (MSC ADAMS®).
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Engenharia Mecânica Confiabilidade Estrutural - École Nationale des Ponts et Chaussées (2004). Possui experiência nas áreas de Mecânica dos Sólidos e Confiabilidade Estrutural. Atualmente, é professora adjunto da Universidade de Brasília - Faculdade UnB Gama na área de Engenharia Automotiva. Tem se dedicado a uma nova linha de pesquisa relacionada à área de Modelagem Multicorpos (MBS) com ênfase em suspensões veiculares. É uma das coordenadoras do Grupo de Modelagem e Simulação de Sistemas Automotivos (GMSSA).
Saiba maisPossui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2003), mestrado em Engenharia Mecânica pela mesma universidade (2006) na área de Mecânica dos Sólidos e Vibrações com ênfase em Acústica, doutorado também pela UFU (2009), na área de Mecânica dos Sólidos e Vibrações (Acústica). Ao longo da carreira desenvolveu trabalhos científicos na área de Acústica e Vibrações, com ênfase em acústica industrial e ambiental. Possui experiência como consultora na área supra citada, realizando trabalhos na área de Acústica, Vibrações e Instrumentação (experimental) relacionada às áreas afins. Atuou como pesquisadora (P&D) com ênfase em Acústica e Vibrações na Tecumseh do Brasil na área de CAE e Instrumentação (experimental), com aplicação direta em compressores herméticos. Atualmente é professora adjunta na Universidade de Brasília - Campus Gama no curso de Engenharia Automotiva. Dedica-se à pesquisa na área de acústica (industrial, ambiental e veicular), vibrações e dinâmica multicorpos (MBS). Tem experiencia nos seguintes temas: identificação de fontes sonoras industriais, controle de ruído ambiental e industrial, simulações em elementos finitos, otimização, análise modal, síntese modal e dinâmica MBS.
Saiba mais
Introdução
Capítulo 1 - MSC ADAMS: Aspectos Gerais
Capítulo 2 - Módulo ADAMS/View aplicado ao estudo do MHS
Capítulo 3 - Módulo ADAMS/View com aplicação em mecanismos automotivos
Capítulo 4 - Módulo ADAMS/Car aplicado ao desenvolvimento de uma suspensão automotiva do tipo Macpherson
Capítulo 5 - Desenvolvimento de uma suspensão automotiva do tipo Duplo A: aplicação do módulo ADAMS/Car
Capítulo 6 - Importação de geometrias CAD no módulo ADAMS/Car .
Apêndice − Como copiar e executar tarefas com um arquivo .cdb (ADAMS/Car) em seu computador
Referências