O profissional global tem que se acostumar com a veloz dinâmica das mudanças em curso, em quase todas as atividades das rotinas de trabalho, onde, cada vez mais, serão agregadas novas demandas e novos campos de atuação ao escopo das rotinas.
Fundamental para a solução de qualquer problema é o entendimento de seu escopo e do contexto onde este está inserido. Só assim é possível identificar as situações críticas em andamento, os riscos potenciais e as possíveis perspectivas futuras.
Dessa forma, o profissional precisa saber lidar com os problemas de forma flexível, ter uma visão sistêmica global e conhecer ferramentas de planejamento, finanças, design, marketing, recursos humanos, informática, comunicação e logística.
Este trabalho apresenta requisitos teóricos e metodológicos para a elaboração de uma modelagem virtual, de cunho intuitivo e cognitivo, com o uso da visualização científica, como suporte para tomadas de decisão em cenários complexos.
A proposta tem como objetivo a visualização de clusters críticos capazes de promover a agilização do processo heurístico, com o fim de permitir uma agilidade perceptiva e temporal nas tomadas de decisão.
É doutor em Engenharia Civil - especializado em Realidade Virtual pela PEC/COPPE/UFRJ; mestre em Engenharia de Produção - especializado em Planos Estratégicos, pela PEP/COPPE/UFRJ; e bacharel em Design - especializado em Desenvolvimento de Produtos, pela EBA/UFRJ. Atua como designer e pesquisador no Grupo de Realidade Virtual Aplicada - GRVA - do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE - da COPPE/UFRJ. É professor da Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/RJ, das disciplinas de Inovação, Processos Criativos e Gestão de Projeto Estratégico no MBA de Design Estratégico.
Saiba mais