Um estudo na indústria automotiva
Na procura por melhor competitividade, a indústria automotiva tem discutido e aplicado diversos conceitos relacionados a pessoas e processos. Todavia, em muitas organizações, os conceitos adotados são implementados e mantidos de forma desarticulada. Nesse contexto, diversos autores reconhecem o papel da vantagem competitiva do conhecimento, o qual é tratado de forma implícita nos modelos tradicionais de Gestão da Produção. Explorando oportunidades neste cenário, esta Tese apresenta um modelo de Gestão da Produção (MGP-C) que integra os conceitos de Gestão do Conhecimento, Organização do Trabalho e Organização da Produção.
Para a realização desta Tese, o escopo da pesquisa foi delimitado ao ambiente operário da indústria automotiva. A escolha do setor automotivo é justificada devido a sua importância econômica e a sua identidade com os paradigmas industriais estudados nesta pesquisa, a manufatura enxuta e em massa, e os grupos enriquecidos e semi-autônomos. Focada em linhas de montagem, devido a sua característica de complexidade de "controle" do trabalho das pessoas e sua influência na produção.
O MGP-C foi construído com enfoque empírico-descritivo e é caracterizado como conceitual, sendo considerado uma base para a construção de "ferramentas" para diagnóstico ou prescrição de ações operacionais para a Gestão de Produção. O MGP-C alarga os marcos conceituais verificados na pesquisa bibliográfica a partir da integração de fatores alavancadores da Gestão do Conhecimento com os da Organização do Trabalho e os da Produção e torna explícito o uso do tema "conhecimento". Desta forma ele contribui à promoção de um contexto favorável à criação e ao compartilhamento do conhecimento pelas pessoas do ambiente operário, e fomenta à inovação incremental.
Doutorado em Engenharia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Graduado em Engenharia Mecânica pela UNESP. Atualmente leciona no Departamento de Produção da Faculdade de Engenharia do campus de Guaratinguetá da UNESP. Anteriormente exerceu atividades na indústria automotiva, onde trabalhou como engenheiro e executivo com os seguintes temas: Gestão da Produção, Qualidade, Manufatura Enxuta e Gestão do Conhecimento.
Saiba mais
1 - Introdução
1.1. Objetivos
1.2. Delimitação do tema e contribuição do modelo proposto
1.3. Estrutura do trabalho
2 - Fundamentação Teórico-Conceitual
2.1. Organização da produção
2.2. Organização do trabalho
2.3. Gestão do conhecimento
3 - Descrição do Modelo Proposto
3.1. Fatores alavancadores
3.1.1. Fatores Alavancadores da Organização da Produção
3.1.2. Fatores Alavancadores da Organização do Trabalho
3.1.3. Fatores Alavancadores da Gestão do Conhecimento
3.2. Síntese do modelo proposto
4 - Apresentação do Método de Pesquisa
4.1. Descrição do método utilizado
4.2. Caracterização do método utilizado
4.3. Delineamento do trabalho de campo
4.4. Realização do trabalho de campo
4.5. Considerações sobre as estratégias empregadas
5 - Análise dos Resultados
5.1. Resultados das entrevistas
5.2. Resultados das reuniões de consolidação
5.3. Discussão dos resultados
6 - Considerações Finais
6.1. Conclusões
6.2. Trabalhos futuros
Referência
Bibliografia Consultada
APÊNDICE A - Fatores Alavancadores da Organização do Trabalho numa Fábrica Automotiva
APÊNDICE B - Carta de solicitação para a Pesquisa
APÊNDICE C - Questões da Pesquisa de Campo
APÊNDICE D - Base de Dados
APÊNDICE E - Detalhamento da Análise Relacionada aos fatores da Organização do Trabalho