Aplicação dos Modelos Autoregressivos Integrados com Média Móvel em Contextos Epidemiológicos
A Epidemiologia dispõe de conjunto de métodos que vem incorporando técnicas e estratégias analíticas que ampliam a sua base instrumental. Apesar de central nesse campo, a dimensão temporal, não tem sido abordada com refinamento na análise de séries históricas.
Porém, na década de 70, os modelos ARIMA propostos por BOX e colaboradores, incorporaram a dinamicidade de uma série temporal, melhor especificando os componentes estruturais, estimando mais precisamente os parâmetros dos mo-delos preditivos e de intervenção e estimando a autocorrelação como componente histórico, com conseqüente impacto na predição de valores futuros.
Esta Tese apresenta três artigos que se relacionam através da categoria tempo - com enfoque no método de séries históricas no âmbito da Epidemiologia - dada essa lacuna e na perspectiva de contribuir para o suporte ferramental no seu manejo.
Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia em 2002. Atualmente é Médico da Universidade Federal da Bahia. Publicou 13 artigos em periódicos especializados e 16 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 softwares e outros 26 itens de produção técnica. Participou de 7 eventos no Brasil. Atua na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas. Em suas atividades profissionais interagiu com 62 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação Médica, Obesidade, Saúde Ocupacional, Asma, Diabetes Mellitus, Epidemiologia, Mortalidade Infantil, Acervo, Alérgenos e Ambiente.
Saiba mais
Apresentação e Justificativa
Objetivos
Artigo 1 - Operacionalização da categoria tempo, no desenvolvimento e na aplicação do método epidemiológico em séries temporais: uma breve revisão.
Introdução
Um método que pouco mudou
Conclusões
Referências bibliográficas
Artigo 2 - Aplicação do método de modelagem de Box e Jenkins, em séries temporais epidemiológicas distintas.
Parte I - Internações e regulação da oferta e do acesso: uma avaliação estatística de impacto e mortalidade por diarréia: a descrição dos componentes de uma série temporal.
Introdução
Metodologia
As séries
Fonte de dados
Fonte de dados - Vitória da Conquista, Bahia
Fonte de dados de mortalidade
Resultados
Internações e regulação
Descrição da série
Modelo tentativo proposto
Mortalidade de menores de cinco anos devida à diarréia.
Descrição da série
Modelo tentativo proposto
Discussão e conclusões
Referências bibliográficas
Artigo 3 - Aplicação do método de modelagem de Box e Jenkins, em séries temporais epidemiológicas distintas.
Parte II - Internações por diarréia e valores pagos: uma análise bivariada de séries temporais.
Introdução
Metodologia
Resultados
A série dependente (saída): valores pagos pelas internações
A série de entrada: taxa de internações
A correlação cruzada das séries
Discussão e conclusões
Referências bibliográficas
Considerações sobre limitações do estudo e conclusão (tese)