A complexidade dos diferentes movimentos populacionais, sua composição e seu significado social, econômico, demográfico e político geram novas inquietudes, tanto para pesquisadores, como para políticos e planejadores. Quem são os migrantes que saem agora para outras terras? Quem são os retornados? Indivíduos? Famílias? Idosos? O que atraiu estas pessoas para a terra natal? O que esses indivíduos podem aportar para a economia da região? Qual é a influência de programas sociais sobre a migração de retorno? Como estes fluxos afetam as clivagens políticas? Estas e muitas outras inquietudes servem para renovar o interesse nos movimentos migratórios nordestinos nos dias de hoje. São raras as políticas econômicas e sociais que não afetam ou não são afetadas pela migração. Daí a importância dos estudos reunidos neste livro para entender uma realidade importante, mas ainda insuficientemente percebida e compreendida.
George Martine
É demógrafo, professor do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DDCA/UFRN). Coordenou a sub-rede Cidades da Rede Clima entre agosto de 2010 à setembro de 2011. Sua produção recente tem se concentrado nas áreas de Mobilidade Espacial da População, Planejamento Urbano e Regional, e Mudanças Ambientais.
Saiba maisSaiba mais
Capítulo 1 - Migrações e nordestinos pelo Brasil: uma breve contextualização
Capítulo 2 - Evolução das Migrações Interestaduais Cearenses: Análise para os Decênios de 1960/1970, 1970/1980, 1981/1991, 1990/2000 e 2000/2010
Capítulo 3 - Migração e Seletividade na Região Nordeste: Um Estudo a Partir dos dados do Censo Demográfico de 2010
Capítulo 4 - As metrópoles nordestinas no processo migratório nacional: tendências e articulações espaciais
Capítulo 5 - Análise das migrações intrarregionais no semiárido setentrional
Capítulo 6 - Desigualdade de Renda e Migração
Capítulo 7 - Urbanização, dinâmica migratória e sustentabilidade no semiárido nordestino: o papel das cidades no processo de adaptação ambiental
Capítulo 8 - Alterações demográficas da população local ao longo do desenvolvimento da região turística: um estudo no município de Tibau do Sul (RN)