Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária
Diversos movimentos e iniciativas para inovar a educação têm sido debatidos, testados e aplicados. Sob essa perspectiva, o presente livro propõe uma coletânea de estudos realizados pelo grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq e do Laboratório de Mídia e Conhecimento (LabMídia/UFSC) e seus parceiros (LED/UFSC, PPGEGC/UFSC, LEDi/UDESC). Este trabalho resgata, sistematiza e reflete sobre conceitos e projetos de extensão e pesquisa em mídias digitais, redes sociais e educação em rede realizados pelo grupo. Tudo isto dentro de um contexto de mídia, educação, inovação e conhecimento, título desta coleção que temos o orgulho de inaugurar.
Mídia digital, conhecimento e a rede são três elementos que caminham juntos e articulados. Pode-se dizer que, com a web, o conhecimento aberto está hegemonizando definitivamente a sociedade contemporânea. Dentro deste contexto de uma sociedade em rede, a educação não pode ficar para trás. Os modelos híbridos, os desafios metodológicos de educação em rede; a educação a distância com seus desafios de usabilidade e da acessibilidade nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), as reflexões sobre o Desenho Universal e o fenômeno das novas plataformas massivas de EaD na Internet (MOOCs) são aqui abordadas
sempre por uma perspectiva de registro e análise de pesquisa pública, social e de cidadania.
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Mídia e Conhecimento e líder do Grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento da UFSC/CNPq. Pesquisador nos Programas de pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC-UFSC) e pós-gradução em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC-UFSC) da mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2; UFSC e UNISINOS-RS), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).
Saiba maisPesquisador na TELTEC SOLUTIONS sobre tecnologias, inovação e metodologias ativas na Educação. Professor na faculdade AEROTD. Possui bacharelado em Comunicação Social – UNISUL, licenciatura em Letras e literatura Francês – UFSC, Mestrado e Doutoradopelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC, na área de concentração Mídias e Conhecimento. Pesquisador NGS/UFSC e MC/UFSC. Possui experiência na área de Comunicação e cultura digital, com ênfase em novas dinâmicas de comunicação e mídias aplicadas à educação. Atualmente ministra disciplinas, desenvolve e participa de pesquisas sobre mídias digitais, convergência e interoperabilidade entre mídias, tecnologia aplicada à Educação, Inovação tecnológica, TV digital, comunicação da marca, teorias e economia da mídia, disseminação e compartilhamento do conhecimento, gestão do conhecimento.
Saiba mais
PARTE I - MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DO LABMÍDIA
1. MÍDIAS DIGITAIS, GLOBALIZAÇÃO, REDES E CIDADANIA NO BRASIL
2. MÍDIA, CRIATIVIDADE E INCLUSÃO CULTURA
3. WEB RÁDIO: “ONDAS” SEM FRONTEIRAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE
4. WEB RÁDIO: ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E COMUNITÁRIA
5. MÉTODO DE DIGITALIZAÇÃO E DE INTERFACE DO ACERVO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ COM USO DE FERRAMENTAS DE TIC
PARTE II - EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE TENDÊNCIAS EMERGENTES
6. REDES SOCIAIS E AMBIENTES VIRTUAIS: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM
REDE
7. RECURSOS DIGITAIS, AVA E MOOCS: EXPERIMENTAÇÕES E REFLEXÕES PARA
ATUALIDADE
8. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E MOOCS: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR
9. ANÁLISE DE USABILIDADE EM MOOCS (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES): UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
10. ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA INTERATIVO NO AMBIENTE DIGITAL TELEVISIVO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
SOBRE OS AUTORES