O livro “Metodologias de campo: perspectivas interdisciplinares”, nas palavras de Luiz Antonio Coelho que assina o seu prefácio, constitui-se como um exercício de intertextos cujo fio condutor é a perspectiva da metodologia como caminho para se reconhecer territórios, contextos culturais, contextos situacionais, seres-pessoas em existência ativa. As autoras e os autores enfatizam, em seus textos, perspectivas interdisciplinares características do Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Integram saberes, fazeres e atitudes que participam da manutenção e anúncio de caminhos para o campo do Design, revelando contextos de ensino e pesquisa que contribuem para o diálogo, a ressignificação constante e a formulação de questões e reflexões. Os leitores são convidados à leitura dos capítulos em qualquer ordem e são instigados a arranjar, compor, decompor, recompor sua experiência de leitura. Um convite para uma experiência caleidoscópica.
Capítulo 1 – Uma Ideia, um Desenho, o Produto. “Ver”, Perceber e Construir: Metodologias para Produção em Moda
Capítulo 2 – A Aprendizagem Pela Experiência e Sua Relação com o Design
Capítulo 3 – Design para a Longevidade com Qualidade: Proposta de Métodos de Investigação
Capítulo 4 – Reconhecendo Lugares Educativos: Metodologias Participativas, Práticas Interacionais, Multimodais e Inclusivas
Capítulo 5 – Análise do Discurso na Pesquisa em Design: Conectando Diferentes Esferas do Conhecimento
Capítulo 6 – Metodologia para Compreensão de Valores Humanos no Design de Sistemas de Eco-Feedback para a Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos
Capítulo 7 – Matriz de Correlações do Discurso do Design – Um Método de Análise Retórica
Capítulo 8 – Caminhos Metodológicos para a Pesquisa Qualitativa Interdisciplinar em Design: Uma Reflexão Sobre a Aplicação de Questionários e Entrevistas no Campo
Capítulo 9 – Pesquisa-Corpo: Percursos e Desvios Metodológicos de Pesquisas Sobre Estética, Política e Subjetividade
Capítulo 10 – O Design Centrado no Humano e Seus Desafios na Prática Profissional do UX Designer
Capítulo 11 – Questões Metodológicas em Design de Mídias Digitais
Agradecimentos
Referências Bibliográficas
Sobre os Autores