Mecânica do Contato entre Corpos Revestidos - Vol. 1

selo: Blucher Open Access | 2016 - 1ª edição - Volume 1

E-book disponível em

Sinopse

A utilização de corpos revestidos sujeitos a tensões de contato é uma opção importante para a redução do desgaste superficial em órgãos humanos, discos rígidos e até elementos de máquinas, como rolamentos com esferas ou roletes. Entretanto, falhas podem ocorrer quando esses corpos estão em contato, principalmente por escoamento plástico excessivo, fratura ou delaminação do revestimento de substrato. 

Este livro é indicado como bibliografia complementar para mestrandos em Engenharias IV e Engenharia Mecânica, nas disciplinas Similitude em Engenharia e Elementos Finitos, além de servir de apoio para alunos de graduação em Engenharia Mecânica, nas disciplinas Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais, Elementos Finitos e Materiais de Construção Mecânica.

No estudo que deu origem a este livro, considerando que uma interface idealmente perfeita existe entre o substrato e seu revestimento, o autor realizou uma análise bidimensional da distribuição das tensões de contato que surgem quando um semiplano infinito e revestido vai ao encontro de um indentador elástico e cilíndrico.

Três tipos de materiais foram utilizados como revestimento: bronze, cerâmica (SiC) e aço. Os resultados serviram para a investigação do que ocorre no campo de tensões sempre que há variação nos seguintes parâmetros: espessura da camada de revestimento, propriedades mecânicas dos materiais e coeficiente de atrito entre o revestimento e o indentador. 

Os resultados demonstram que quando o coeficiente de atrito é menor que 0,15, há uma influência muito pequena da força tangencial no campo das tensões de contato e que há uma espessura ótima de camada quando o substrato é revestido com cerâmica, ao se manter constante o coeficiente de atrito. Nesse caso, o substrato é melhor protegido pelo revestimento.

Écio Naves Duarte

O Professor Écio Naves Duarte é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1994), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, com doutorado sanduíche na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Barcelona, Espanha. É pós-doutor em Engenharia Mecânica pelo Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE), da mesma UPC. Desde fevereiro de 2008, é professor da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSP. Atua como docente do curso de Mestrado em Automação Industrial no IFSP, campus São Paulo, bem como do curso técnico em Mecatrônica e do curso de Tecnologia em Mecatrônica, no campus de Bragança Paulista, do qual foi diretor geral de 2011 a 2013. Foi diretor de extensão no campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) e reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), no período de maio de 2013 a março de 2015. Atualmente, coordena o acordo internacional de cooperação científica do IFSP com o Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE) da UPC. Pesquisa principalmente os seguintes temas: métodos computacionais, conformação mecânica, revestimento, contato, freios de estampagem e crimpagem.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro