O Vaishnavismo e seu Yoga Social em Formação
A obra apresenta o contexto sócio-histórico (ética, visão de mundo, prática sócio-religiosa) do vaishnavismo, abarcando o período ortodoxo brahmânico na Índia antiga, o domínio heterodoxo budista e o renascimento da ortodoxia através dos gurus que lutaram filosoficamente para reafirmar a autoridade dos Vedas, a sacralidade do sânscrito e o status do intelectual brahmânico.
Nesse contexto, o vaishnavismo foi gradualmente moldado por intelectuais renunciantes e carismáticos que acreditavam em uma prática religiosa capaz de conceder, ao mesmo tempo, libertação da alma e amor por um deus transcendente. Esses intelectuais absorveram toda uma tradição milenar indiana que afirmava (e afirma) a centralidade da ética brahmânica, independente do contexto social , seja na Índia dos magos, na Índia dos impérios, ou mesmo na Índia dominada por islâmicos iconoclastas; nada e ninguém conseguiu retirar da sociedade a posição daquele que miticamente representa os Deuses.
Essa consagrada tradição, juntamente com inúmeros fatores sociais, permitiu a ascensão do culto bhakti-yoga, o qual se popularizou por muitas regiões indianas - principalmente sob a guia do filósofo e místico Caitanya - rompendo com o sistema de castas e sua doutrina do nascimento, mantendo, contudo, a ética brahmânica.
Bacharel e licenciado em História, Mestre em Sociologia da Religião e Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do LEA (Laboratório de Estudos da Ásia - USP), autor de vários artigos sobre a Índia e atualmente faz uma análise sobre a indologia alemã em geral.
Saiba mais
APRESENTAÇÃO
O Vaishnavismo
CAPÍTULO 01
A Sociologia da Religião Weberiana
CAPÍTULO 02
Weber e a Religião Asiática
Confucionismo
Taoísmo
Weber, a Ortodoxia Brahmânica e as Castas
Uma Comparação entre os Mentores Intelectuais Chineses e Indianos
CAPÍTULO 03
Louis Dumont: Um Olhar Pós-weberiano Sobre as Castas
CAPÍTULO 04
A Ortodoxia Brahmânica e a Var?asrama: o Yoga social da Índia antiga
Sudra: trabalhador movedor do mundo e seu mítico serviço
Vaisya: camponês provedor do mundo e a proteção à vaca sagrada
K?atriya: guerreiro protetor do mundo e a defesa da honra
Brahma?a: mago ordenador do mundo, a mestria e a educação
Brahmacarya: "fase como estudante"
G?hastha: "fase como chefe de família"
Vanaprastha: "fase como anacoreta" ou "yogi retirante"
Sannyasa: "fase como renunciante"
CAPÍTULO 05
A Passagem da Ortodoxia Brahmânica para a Heterodoxia Jainista e Budista
Jainismo
Budismo
CAPÍTULO 06
O Renascimento da Ortodoxia Brahmânica e seus Mestres:
dos Avars a Caitanya
Os Sri-vai??avas e os Alvars
Os Saivas
Os Intérpretes e Restauradores do Vedanta
Sa?kara
Nathamuni e Yamuna
Ramanuja e a ortodoxia vai??ava
Madhva
Caitanya
Reflexões Finais
Posfácio (Howard J. Resnick)
Referência da Literatura Indiana Utilizada
Bibliografia