Os desafios constantes vividos pelo mundo empresarial, oriundos do aumento de informações a que os consumidores têm acesso, melhorias vindas com a defesa de direitos em um mundo global, entre outros, tornam o dia a dia das empresas uma verdadeira montanha russa. As preocupações são tantas e vêm de tantas áreas, que atuar nesse ambiente disruptivo e desafiador, é um exercício diário na busca, sem descanso, da inovação, da sustentabilidade, das ações responsáveis socialmente e da atitude ética, sem descanso. Tratando também desses temas, Marketing para Cursos Superiores não é apenas um livro didático e buscou-se a flexibilidade em textos que sejam apreciados
como leitura fácil e dinâmica, sendo cada capítulo autônomo em ideias, conceitos e exemplificações contextualizadas com o momento atual. Esperamos que seja uma porta entreaberta, a primeira de muitas, que trará curiosidade e busca por novos aprofundamentos e perspectivas em marketing. Observamos ainda que é permitida e incentivada a livre distribuição dessa obra pela internet, em partes ou por inteiro, porém nenhum dos textos, capa ou ilustrações internas podem sofrer modificações. Pode-se utilizar como fonte de pesquisa e consulta, sempre citando a fonte corretamente. Não é permitido, no entanto, sua distribuição por meio de venda, pois se trata de um trabalho
colaborativo, sem fins lucrativos.
Evolução da Sociedade e do Conceito de Marketing
Conceitos Fundamentais em Marketing: Pesquisa de Mercado, Segmentação Posicionamento e Comportamento do Consumidor
Influências Externas e Internas no Ambiente de Marketing
Gestão de Produtos e Serviços
Estratégias para Determinação de Preços: Possibilidades e Oportunidades
Trade Marketing: O Marketing no Ponto de Venda e a Tangência com a Logística
Gestão de Comunicação Integrada
Mix de Comunicação
Marketing Digital e o Comércio Eletrônico
Planejamento Estratégico de Marketing
Indicações de Pesquisas e leituras