É cada vez maior, o interesse de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento em torno das relações sociais. Este livro em particular, o leitor é colocado diante de um grupo de pesquisadores que, através de suas pesquisas, apresentam algumas contribuições para os estudos da Variação, do Léxico e do Discurso.
Resultado de uma parceria entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL-UNEB) e do Programa de Estudos Linguísticos (POSLIN-UFMG), e com apoio da CAPES, este livro é indicado para estudantes, pesquisadores e interessados em estudos linguísticos em geral.
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
PARTE A: ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS
CAPÍTULO 1: A ANTIGA CONCORRÊNCIA ENTRE AS FORMAS VERBAIS TER E HAVER: VARIAÇÃO E RETENÇÃO (SUELI MARIA COELHO)
CAPÍTULO 2: A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM FEIRA DE SANTANA: O EFEITO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICAS (NORMA DA SILVA LOPES)
CAPÍTULO 3: A EXPRESSÃO DE FUTURIDADE VERBAL: O EFEITO DA TELICIDADE E DO TIPO SEMÂNTICO DO VERBO PRINCIPAL (EDUARDO PEREIRA SANTOS, NORMA DA SILVA LOPES)
PARTE B: ESTUDOS LEXICAIS
CAPÍTULO 4: LÍNGUA, CULTURA, LÉXICO (MARIA CÂNDIDA TRINDADE COSTA DE SEABRA)
CAPÍTULO 5: ALLAN KARDEC E O LÉXICO DA DOUTRINA ESPÍRITA (CELINA MÁRCIA DE SOUZA ABBADE)
PARTE C: ESTUDOS DISCURSIVOS
CAPÍTULO 6: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NA SALA DE BATE-PAPO 11 UOL/SALVADOR-BA: ON-LINE, HOMOAFETIVO; OFF-LINE, HETERONORMATIVO (GILBERTO NAZARENO TELLES SOBRAL, VALTER CEZAR ANDRADE JUNIOR)
CAPÍTULO 7: A HISTÓRIA E O GESTO DE INTERPRETAÇÃO LITERÁRIO (JOÃO ANTONIO DE SANTANA NETO)