Lima Barreto na sala de aula: o centro, as margens e outros temas traz um vigoroso retrato do que era a então capital do Brasil, no final do século XIX e início de XX, sob a perspectiva de Lima Barreto. Para além de questões regionais, fica destacado neste volume o antagonismo de uma sociedade que rejeitava valores de nossas raízes e adotava jeitos e trejeitos europeus; que rechaçava o pobre e o negro, afastando-os do centro, valorizando, contudo, títulos, ricos e sábios, que nem sempre sapiência tinham.
Nesta obra, vê-se renascida a figura de Lima Barreto, seus caminhares pelo Rio de Janeiro, então capital do país, e seu olhar aguçado sobre aquele momento histórico. Fica claro, também, o papel da literatura como instrumento político que, para além da construção de saberes estéticos, deve contribuir na e para a formação de leitores críticos e cidadãos conscientes de seu papel.
(Márcia A. G. Molina)
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.
Saiba maisPossui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade. Atualmente é professora associada da UFNT, onde atua como vice-coordenadora do PPGLLIT.
Saiba mais
Apresentação
1. Os lugares da literatura: andanças de Lima Barreto pelo campo literário
Introdução
Entre a torre de marfim e a Bastilha
Por atalhos e caminhos: Lima Barreto e o campo literário
Praças e arenas: os lugares e os conflitos
Uma viagem com destino a Mirassol
Considerações finais
Referências
2. A Belle Époque carioca e seus oficiais margeamentos: segregações urbanas na obra de Lima Barreto
Introdução
Meio-jogo
O fenômeno renitente, disperso e cultural dos subúrbios cariocas: uma praga daninha?
O apagar do morro do Castelo e sua subterrânea memória
Considerações finais
Referências
3. A alienação como estratégia para o controle social dos indesejáveis: reflexões sobre a “loucura” no início do século XX a partir do entrelaçamento entre a biografia e a obra de Lima Barreto
Introdução
Algumas apresentações iniciais em relação a “loucura-louco”
Lima Barreto e seus encontros mais íntimos com a “loucura”
Experiência pessoal ou ficção? O romance O cemitério dos vivos
Considerações finais
Referências
4. A instrução pública nas crônicas de Lima Barreto: restrições de acesso às escolas e desigualdade social durante a Primeira República
Introdução
A educação durante a Primeira República (1889-1930)
Pobres à margem no país de doutores
A educação das mulheres
Considerações finais
Referências
5. O subúrbio carioca por meio das crônicas de Lima Barreto
Introdução
A crítica à tentativa de europeização do Rio de Janeiro
De Cascadura ao Garnier: entre o rural e o suburbano
Os enterros de Inhaúma: um retrato da precariedade e da estagnação
Considerações finais
Referências
6. Lima Barreto e a República “teatral”: desassossegos em torno de um projeto sociocultural enfermo
Introdução
Lima Barreto: verve crítica e devir
O escritor marginal e o teatro
A personagem marginal na obra de Lima Barreto
Considerações finais
Referências
7. “A nova Califórnia”: uma proposta de roteiro de leitura
Introdução
Metodologia e fundamentação teórica
Segmentação: as três partes do conto
Do título
Os elementos do conto
Personagens
Tempo
Ação
Espaço
Narrativa e narratividade
Narrador
O conto: um texto figurativo
Considerações finais
Referências
8. A poética de resistência na voz de Lima Barreto: proposta para leitura na escola
Introdução
Viver é resistir: reflexões sobre a trajetória de Lima Barreto
Marcas de oralidade na escrita de Lima Barreto: uma análise a partir da linguística de texto
Fomentar empatia pela leitura e formar leitores críticos
Considerações finais
Referências
9. Lendo a cidade republicana: povo e polícia em Lima Barreto
Introdução
Nos cortiços da cidade
Polícia para quem precisa
A polícia e (n)o subúrbio
Lima Barreto e a formação do leitor
Provocações
Considerações finais
Referências
Sobre os autores
Organizadoras
Autores