Lima Barreto na sala de aula - Vol. 3

O centro, as margens e outros temas

selo: Blucher Open Access | 2024 - 1ª edição - Volume 3

Sinopse

Lima Barreto na sala de aula: o centro, as margens e outros temas traz um vigoroso retrato do que era a então capital do Brasil, no final do século XIX e início de XX, sob a perspectiva de Lima Barreto. Para além de questões regionais, fica destacado neste volume o antagonismo de uma sociedade que rejeitava valores de nossas raízes e adotava jeitos e trejeitos europeus; que rechaçava o pobre e o negro, afastando-os do centro, valorizando, contudo, títulos, ricos e sábios, que nem sempre sapiência tinham.

Nesta obra, vê-se renascida a figura de Lima Barreto, seus caminhares pelo Rio de Janeiro, então capital do país, e seu olhar aguçado sobre aquele momento histórico. Fica claro, também, o papel da literatura como instrumento político que, para além da construção de saberes estéticos, deve contribuir na e para a formação de leitores críticos e cidadãos conscientes de seu papel. 

(Márcia A. G. Molina)

Lúcia Maria de Assis

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.

Saiba mais

Janete Silva dos Santos

Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade. Atualmente é professora associada da UFNT, onde atua como vice-coordenadora do PPGLLIT.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro