Esta pesquisa trata das concepções de um grupo de professores de Matemática sobre números fracionários e aprendizagem de alunos de quinta série, da autonomia e dificuldades em possíveis mudanças dessas concepções em uma formação continuada. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre números fracionários com professores dos ciclos finais do Ensino Fundamental que permitam o acesso de professores a resultados de pesquisa. Embora haja resultados a respeito do não-saber de alunos e de possíveis obstáculos ao ensino e aprendizagem do tema, há necessidade de se observar as condições em que as ações formativas possibilitam mudanças nas práticas docentes desses professores. Assim, este trabalho responde às seguintes questões: que Organização Didática os professores constroem para o ensino de números fracionários para a quinta série do Ensino Fundamental durante a formação? É possível encaminhar professores de matemática a reflexões que possibilitem mudanças nas concepções que têm de seus alunos, proporcionando-lhes um novo lugar na instituição escolar? É possível em uma formação continuada, promover ações que permitam aos professores alguma mudança em sua prática de ensino de números fracionários para uma quinta série?
1.Introdução
Primeira parte
2.O problema
Resultados de pesquisas
Problemática
Metodologia e procedimentos metodológicos
Segunda parte
3.Estudos preliminares para a formação
Uma questão de terminologia e significados
Breve estudo da gênese de número fracionário
Uma organização matemática para a formação
Terceira parte
4.O dispositivo experimental
Caracterização do projeto de formação, da escola e dos professores
A formação
Análises
5.Considerações finais
Fundamentação teórica e metodológica
6.Principais resultados, questões de pesquisas e nossas hipóteses
7.Implicações e perspectivas futuras
8.Referências
9.Apêndice A – Material da formação específica: as concepções de números fracionários
Introdução
Concepções
10.Apêndice B – Material de formação dos alunos
Ficha 01
Ficha 02
Ficha 03
Ficha 04
Ficha 05
Ficha 06
Ficha 07
Ficha 08
Ficha 09