INVESTIGANDO SABERES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

selo: Blucher Acadêmico | 2009 - 1ª edição

Produto indisponível

Sinopse

Esta pesquisa trata das concepções de um grupo de professores de Matemática sobre números fracionários e aprendizagem de alunos de quinta série, da autonomia e dificuldades em possíveis mudanças dessas concepções em uma formação continuada. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre números fracionários com professores dos ciclos finais do Ensino Fundamental que permitam o acesso de professores a resultados de pesquisa. Embora haja resultados a respeito do não-saber de alunos e de possíveis obstáculos ao ensino e aprendizagem do tema, há necessidade de se observar as condições em que as ações formativas possibilitam mudanças nas práticas docentes desses professores. Assim, este trabalho responde às seguintes questões: que Organização Didática os professores constroem para o ensino de números fracionários para a quinta série do Ensino Fundamental durante a formação? É possível encaminhar professores de matemática a reflexões que possibilitem mudanças nas concepções que têm de seus alunos, proporcionando-lhes um novo lugar na instituição escolar? É possível em uma formação continuada, promover ações que permitam aos professores alguma mudança em sua prática de ensino de números fracionários para uma quinta série?

Maria Jose Ferreira Da Silva

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Graduação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência como professora do Ensino Básico e na área de Matemática, com ênfase em Didática da Matemática. Faz parte do grupo de investigação PEA-MAT (Pensamento Matemático) que estuda os problemas relacionados ao ensino e a aprendizagem de Matemática, atuando principalmente na formação de professores.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788561209667
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  308 páginas
  • Ano da Edição:  2009
  • Peso:  0.6 kg