Esta pesquisa trata das concepções de um grupo de professores de Matemática sobre números fracionários e aprendizagem de alunos de quinta série, da autonomia e dificuldades em possíveis mudanças dessas concepções em uma formação continuada. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre números fracionários com professores dos ciclos finais do Ensino Fundamental que permitam o acesso de professores a resultados de pesquisa. Embora haja resultados a respeito do não-saber de alunos e de possíveis obstáculos ao ensino e aprendizagem do tema, há necessidade de se observar as condições em que as ações formativas possibilitam mudanças nas práticas docentes desses professores. Assim, este trabalho responde às seguintes questões: que Organização Didática os professores constroem para o ensino de números fracionários para a quinta série do Ensino Fundamental durante a formação? É possível encaminhar professores de matemática a reflexões que possibilitem mudanças nas concepções que têm de seus alunos, proporcionando-lhes um novo lugar na instituição escolar? É possível em uma formação continuada, promover ações que permitam aos professores alguma mudança em sua prática de ensino de números fracionários para uma quinta série?
Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Graduação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência como professora do Ensino Básico e na área de Matemática, com ênfase em Didática da Matemática. Faz parte do grupo de investigação PEA-MAT (Pensamento Matemático) que estuda os problemas relacionados ao ensino e a aprendizagem de Matemática, atuando principalmente na formação de professores.
Saiba mais
Introdução
PRIMEIRA PARTE: O PROBLEMA
1 - Resultados de Pesquisas
2 - Problemática
2.1. Reflexão sobre o ensino de números fracionário
2.2. Relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem de números fracionários
2.3. Reflexões sobre a formação continuada
3 - Metodologia e Procedimentos Metodológicos
SEGUNDA PARTE: ESTUDOS PRELIMINARES PARA A FORMAÇÃO
1 - Uma Questão de Terminologia e Significados
2 - Breve Estudo da Gênese de Número Fracionário
2.1. As situações de medições e seus registros escritos
2.2. Conseqüências da emergência da concepção de medida
2.2.1. Cálculo com números fracionários
2.2.2. Cálculo de valores desconhecidos
2.2.3. Evolução do discurso tecnológico-teórico para técnicas de medidas
2.2.4. A relação entre as concepções de medida e parte-todo
2.2.5. A relação entre as concepções de medida e razão
2.3. As situações de distribuição
2.3.1. A concepção de quociente
2.3.2. A relação entre as concepções de operador e quociente
2.3.3. As relações entre as concepções de razão, operador e quociente
2.4. O número fracionário na escola moderna
2.5. Nossas considerações
3 - Uma Organização Matemática para a Formação
3.1. A concepção parte-todo
3.2. A concepção de medida
3.3. A concepção de quociente
3.4. A concepção de razão
3.5. A concepção de operador
TERCEIRA PARTE: O DISPOSITIVO EXPERIMENTAL
1 - Caracterização do Projeto de Formação, da Escola e dos Professores
1.1. O projeto de formação
1.2. A escola
1.3. Os professores em formação
2 - A Formação
3 - Análises
3.1. Concepções dos professores sobre números fracionários
3.1.1. Mapas Conceituais
3.1.2. Estudo da Organização Didática elaborada na formação
3.2. Concepções dos professores sobre seus alunos
3.3. Possíveis mudanças provocadas pelas ações formativas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Referências
APÊNDICE A: MATERIAL DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA
APÊNDICE B: MATERIAL DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS