Atualmente os processos de geração de conhecimento e de inovações são estudados em todos os setores econômicos. A Atenção Primária à Saúde (APS) é uma forma de organização da estrutura de saúde assistencial que desempenha a função de coordenação dos Sistemas Locais de Saúde, contextualizados na municipalização.
A inovação é a implantação de um novo produto (bem ou serviço) significativamente melhorado, de um novo processo, de um novo método de marketing, ou um novo método organizacional na prática de negócios, na organização do local de trabalho e nas relações externas, para utilização como meio de agregar valor, reduzir custos ou contribuir com outras melhorias para o desenvolvimento econômico. O presente estudo teve como objetivo geral a identificação das inovações na APS do Sistema de Saúde de Caxias do Sul (SSCX). Os resultados demonstraram que a APS do SSCX exibiu inovações evidenciando um ambiente de mudanças e promovendo condições de saúde e de desenvolvimento humano mais equitativo na estratégia da administração pública das ações em saúde.
Apontam-se, por fim, algumas limitações na investigação bem como a oportunidade de trabalhos futuros.
Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Inovação.
Saiba mais
1. INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3. METODOLOGIA DA PESQUISA
4. CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
5. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
6. CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICE I – CONCEITOS UTILIZADOS NA PESQUISA
APÊNDICE II – ROTEIRO PROPOSTO PARA O QUESTIONÁRIO E ENTREVISTA
ANEXOS
ANEXO I – PLANO MUNICIPAL RURAL DE SAÚDE DE CAXIAS DO SUL PARA AS UBS´s
ANEXO II – ATA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO